Instituto Benjamin Constant cria álbum de figurinhas da Copa do Mundo para deficientes visuais

Publicação será distribuída para três mil pessoas em 20 países.

O Instituto Benjamin Constant (IBC) adaptou o álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Catar para a inclusão de deficientes visuais. A confecção conta com uma versão do material adaptada em braile para atender ao público cego. A estimativa é de que as unidades sejam distribuídas gratuitamente para três mil pessoas em mais de 20 países.

Os beneficiados pela iniciativa, realizada em parceria com os departamentos de ensino e técnico-especializado em braile e em tinta, são os assinantes da Revista Pontinhos, publicação idealizada pelo IBC e destinada exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Os contemplados já começaram a receber o álbum em casa. Os professores, os adaptadores, os revisores, os impressores, e os montadores do Instituto também participaram do processo de elaboração do álbum.

Como funciona a colagem das figurinhas?
O preenchimento do álbum em braile ocorre com figurinhas não adaptadas, sendo necessário o apoio de um aplicativo – chamado Lookout – que faz a audiodescrição de detalhes e características dos desenhos com os jogadores participantes e símbolos que representam a edição 2022 da Copa do Mundo. O vídeo-tutorial, disponível no canal do YouTube do Instituto Benjamin Constant, orienta pais e responsáveis a como ajudar crianças e jovens no processo de colagem.

A solenidade de apresentação da novidade para os estudantes contou com a participação de incentivadores da ideia e nomes relacionados ao esporte de maneira geral. Na ocasião, foi revelado ao público que a inspiração para fazer o projeto surgiu em 2018, quando um dos estudantes do IBC, apaixonado por futebol, desenhava o seu próprio álbum. Neste ano, a proposta ganhou forma com o pedido quase que diário dos educandos pela confecção de um material adaptado.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar