Inscrições de trabalho

Prazo até 10 de abril.

Estão abertas – até o dia 10 de abril –  as inscrições de trabalhos para o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação, que será realizado entre os dias 10 e 12 de junho, no campus da PUC/RS. O objetivo do evento é aprofundar a reflexão sobre as relações entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver, trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças. Devido ao caráter interdisciplinar da Educomunicação, o tema será de vital importância para a legitimação do conceito, contribuindo para a definição de indicadores sobre a coerência entre teoria e prática.

Esta é a razão pela qual o evento contará, em sua abertura com a presença de Jordi Torrent, gestor do projeto de Media & Information Literacy do  Programa Aliança das Civilizações das Nações Unidas (United Nations Alliance of Civilizations UNAOC), com sede em Nova York, USA.

Acesse o site e faça a inscrição

A UNAOC nasceu justamente para contribuir, nas áreas da educação e da comunicação, com o desafio de superar os preconceitos que garantiram a proposta política denominada de “Guerra das Civilizações”, estabelecida como slogan do discurso dos Estados Unidos, na última administração republicana, ao dividir o mundo entre o “eixo do bem” e o “eixo do mal”. A proposta da UNAOC foi acolhida pela ONU a partir de uma proposta conjunta da Espanha e da Turquia, tendo sido integrada imediatamente, em seu programa, a meta de se promover, em nível mundial, uma educação mediática que permita às novas gerações maior abertura para com o diferente e o diverso.

O VI Encontro contará com a presença de jovens de diferentes organizações sociais que promoverão uma “cobertura educomunicativa” do evento, ampliando sua repercussão especialmente entre seu púbico alvo: os gestores dos processos de educomunicação em vigência no Brasil.

Eixos Temáticos

As discussões do evento estão distribuídas em seis eixos temáticos para a inscrição de trabalhos:

1.   Educomunicação gênero e raça/etnia. A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.

2.  Educomunicação e desenvolvimento social e ambiental. A grande questão que se coloca, nesse eixo é: Que contribuição a Educomunicação oferece às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida sobre o planeta?

3.   Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociais. O eixo temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos sociais atualizam e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e a apropriação dos dispositivos digitais a serviço da humanidade.

4.  Educomunicação, juventude e direitos humanos: Este eixo temático pretende refletir sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da Educomunicação, evidenciando os desafios,os caminhos percorridos e propondo os avanços necessários.

5.   Educomunicação, educação integral nas políticas públicas. O eixo temático se pergunta: o que têm significado os projetos de educação integral propostos pelas políticas públicas? Como a Educomunicação pode contribuir para o sucesso de empreendimentos coerentes com as demandas da juventude brasileira?

6 – Educomunicação na educação midiática e informacional: O eixo temático reporta-se à possível contribuição do conceito da Educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vera Lucia Araujo Rodrigues
9 anos atrás

BOA iniciativa, a comunicação poder aproximar, dinamizar, estimular..!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar