Estão abertas – até o dia 10 de abril – as inscrições de trabalhos para o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação, que será realizado entre os dias 10 e 12 de junho, no campus da PUC/RS. O objetivo do evento é aprofundar a reflexão sobre as relações entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver, trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças. Devido ao caráter interdisciplinar da Educomunicação, o tema será de vital importância para a legitimação do conceito, contribuindo para a definição de indicadores sobre a coerência entre teoria e prática.
Esta é a razão pela qual o evento contará, em sua abertura com a presença de Jordi Torrent, gestor do projeto de Media & Information Literacy do Programa Aliança das Civilizações das Nações Unidas (United Nations Alliance of Civilizations UNAOC), com sede em Nova York, USA.
Acesse o site e faça a inscrição
A UNAOC nasceu justamente para contribuir, nas áreas da educação e da comunicação, com o desafio de superar os preconceitos que garantiram a proposta política denominada de “Guerra das Civilizações”, estabelecida como slogan do discurso dos Estados Unidos, na última administração republicana, ao dividir o mundo entre o “eixo do bem” e o “eixo do mal”. A proposta da UNAOC foi acolhida pela ONU a partir de uma proposta conjunta da Espanha e da Turquia, tendo sido integrada imediatamente, em seu programa, a meta de se promover, em nível mundial, uma educação mediática que permita às novas gerações maior abertura para com o diferente e o diverso.
O VI Encontro contará com a presença de jovens de diferentes organizações sociais que promoverão uma “cobertura educomunicativa” do evento, ampliando sua repercussão especialmente entre seu púbico alvo: os gestores dos processos de educomunicação em vigência no Brasil.
Eixos Temáticos
As discussões do evento estão distribuídas em seis eixos temáticos para a inscrição de trabalhos:
1. Educomunicação gênero e raça/etnia. A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.
2. Educomunicação e desenvolvimento social e ambiental. A grande questão que se coloca, nesse eixo é: Que contribuição a Educomunicação oferece às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida sobre o planeta?
3. Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociais. O eixo temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos sociais atualizam e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e a apropriação dos dispositivos digitais a serviço da humanidade.
4. Educomunicação, juventude e direitos humanos: Este eixo temático pretende refletir sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da Educomunicação, evidenciando os desafios,os caminhos percorridos e propondo os avanços necessários.
5. Educomunicação, educação integral nas políticas públicas. O eixo temático se pergunta: o que têm significado os projetos de educação integral propostos pelas políticas públicas? Como a Educomunicação pode contribuir para o sucesso de empreendimentos coerentes com as demandas da juventude brasileira?
6 – Educomunicação na educação midiática e informacional: O eixo temático reporta-se à possível contribuição do conceito da Educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.
BOA iniciativa, a comunicação poder aproximar, dinamizar, estimular..!