No último dia 20, estudantes do 6º e 8° anos e professores do Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Brant Horta, localizado na Penha, Zona Norte do Rio, participaram da ação do Clean Up Day. “Nossa proposta era promover e instigar a conscientização ambiental e cidadania ativa. O objetivo principal da ação foi engajar os alunos e a comunidade em atividades de limpeza e preservação do Parque Ary Barroso, promovendo a educação ambiental e a responsabilidade social entre os jovens”, explica a professora Adelaine Neves, que esteve à frente da coordenação da ação.
Assim que chegou ao parque, a comunidade escolar foi recepcionada pelos responsáveis do espaço e instituições parceiras. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos. Cada um recebeu luvas, sacos de lixo recicláveis e instruções sobre como separar os resíduos corretamente. Os professores e voluntários estavam presentes para orientar e garantir a segurança durante a atividade. Participaram os professores Virgínia de Oliveira do Espírito Santo, de Geografia, Zelimar Baptista, da Sala de Leitura, Thiago Gomes de Carvalho, de Inglês, Alessandro Silva Pinto, de História, e Renata Duarte, também de Inglês.
Durante toda a manhã, os grupos se dedicaram à coleta de resíduos espalhados pelo parque. Além de recolher lixo comum, os estudantes aprenderam sobre a importância da separação de materiais recicláveis, como plástico, vidro e metal, contribuindo para a conscientização sobre reciclagem e sustentabilidade.
Após a coleta, outras atividades foram desenvolvidas, como uma oficina de artes, de plantio, aula de zumba e uma roda de conversa sobre o impacto do lixo no meio ambiente e a importância da preservação dos espaços públicos, com a participação dos idosos pertencentes a Projetos do CRAS João Fassarela, que resgataram a memória afetiva do território e sua ligação com o Parque. As ações tiveram o apoio e a parceria da Arena Cultural Dicró.
“O evento é um exemplo de como o GET Brant Horta, da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) integra práticas pedagógicas com ações comunitárias, promovendo uma educação que vai além da sala de aula, incentivando o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente”, destacou Adelaine Neves.
Eu amo esse parque vou sempre lá com meus filhos, já fiz muitas festas lá, eu gostaria de ver esse parque lindo, eu gostaria de fazer minha festa de casamento lá, mais não consegui porq não estava trabalhando, agora comecei a trabalhar, graças a Deus, mais primeiro tem q colocar as dividas em conta kkkkk, mais eu amo muito esse parque, eu chamo ele ( meu parque ) kkkkkkk