Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Flip Salgueiro: ‘histórias sem fim’ reúne mais de 2 mil estudantes das escolas da região

Programa Esse Rio é Meu foi apresentado pelos alunos de algumas unidades escolares.

Pela primeira vez em sua história, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro realizou, nos últimos dias 20 e 21, a sua Festa Literária e Cultural. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio, cerca de dois mil estudantes das escolas da rede participaram do evento que contou com distribuição de livros, contação de histórias, mesas redondas com escritores infantis, oficinas de música e artesanato e, é claro, samba. A Bateria Furiosinha, da escola mirim Aprendizes do Salgueiro, abre o evento com muito samba e descontração.

Voltada principalmente para os estudantes das escolas municipais localizadas na Grande Tijuca e adjacências, a feira teve como tema: Histórias sem fim. Histórias sobre os mais diversos assuntos e interesses, como o próprio enredo que o Salgueiro vai levar para a Avenida em 2024, Hutukara, que aborda a cultura e a luta do povo Yanomami. Personalidades como Haroldo Costa, Nei Lopes, Leonardo Bruno e Pedro Nobre estiveram presentes nos debates literários. Os departamentos culturais da Portela e da Mocidade Independente de Padre Miguel também marcaram presença.

Os estudantes da Escola Municipal General Euclydes Figueiredo (Tijuca) e da Escola Municipal Mário Faccini (Alto da Boa Vista) também estiveram presentes e com muitas histórias para contar. As crianças compartilharam o que vêm aprendendo com o projeto Esse Rio é Meu. Por meio de cartazes, desenhos, fotografias, maquetes e literatura de cordel, eles narraram as histórias dos rios que passam próximo das escolas, o ciclo da água e como ocorre o abastecimento de água na cidade. Recontaram as histórias que conheceram de seus avós e pais sobre como era o rio em outros tempos e compartilharam a importância de recuperar e preservar os córregos.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

A presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo, participou de uma roda de conversa com os estudantes da Escola Municipal Mário Faccini. Apresentou e leu para as crianças um dos livros da coleção Turma do Planeta, interagindo e ouvindo da garotada a percepção dela sobre a importância da preservação dos rios.

O evento também contou com um mutirão de prestação de serviços com inúmeras atividades relacionadas à saúde, com a presença da Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social. “Agradecemos à Prefeitura do Rio por essa parceria que proporciona essa oportunidade de acesso à cultura e informação às crianças da nossa Comunidade, do Morro do Salgueiro e, como escola de samba, nos colocamos à disposição para outros eventos que agreguem, dessa forma, à formação das nossas crianças.”, destacou o presidente André Vaz, durante a apresentação do evento à comunidade.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar