Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Esse Rio é Meu: no EDI Tania Cristina Moreira, cada dia uma atividade diferente para compreender a importância de se preservar o Rio Timbó

Programa é desenvolvido com as crianças do maternal 2.

Por Marcus Tavares

As crianças do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Tania Cristina Moreira, localizado em Inhaúma, Zona Norte do Rio, vêm aprendendo lições de sustentabilidade e instigando seus pais a tomarem consciência dessa importância. As atividades fazem parte do projeto Água, fonte da vida e do programa Esse Rio é Meu, que começou a ser implantado no início do ano letivo.

“O Esse Rio é Meu foi muito bem recebido. Nossa turma abraçou o programa, pois já estávamos trabalhando o tema Água, fonte da vida. Esse tema que foi escolhido após percebemos grande interesse da turma em saber mais sobre a água quando estávamos, logo no início do ano, falando sobre os riscos da dengue. Tudo acabou se encaixando, somando e fazendo sentido. Foi uma grata surpresa”, comemora a professora Marcela Rodrigues Duarte.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade. O EDI Tania Cristina Moreira vem trabalhando com o Rio Timbó.

Ao lado da professora Natália Costa, Marcela vem desenvolvendo o programa Esse Rio é Meu junto a turma de maternal 2. A proposta é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da água, seu uso sustentável. “Neste sentido, estamos trabalhando de forma lúdica, mostrando de maneira concreta, e na prática, como devemos cuidar da água para que essa fonte de vida não acabe ou seja estragada, desperdiçada. As crianças são nosso presente e o nosso futuro. Com elas, certamente, podemos mudar o mundo”, destaca Marcela. Entre as ações: tem contação de histórias, produção de cartazes, brincadeira no aquário, limpeza do rio e separação do lixo.

Além de todas as atividades na sala de aula, as crianças têm gostado muito das visitas que já fizeram em torno do Rio Timbó, nas quais pais, professores e estudantes se unem para que, de fato, a conscientização ganhe espaço e ações práticas na comunidade.

“Envolvemos nossos responsáveis nas visitas que fizemos ao Timbó, na campanha de recolhimento de óleo de cozinha usado, em rodas de conversas e reuniões e em diversas atividades. Nossos responsáveis em sua grande maioria, são parceiros da unidade escolar e estão se fazendo presente nesse projeto e nessa busca de conscientização de toda a comunidade do em torno da nossa unidade”.

Que o diga o ‘Beto’, o peixe mascote da turma, o símbolo do programa Esse Rio é Meu para a turma que vem aprendendo que outros ‘Betos’ também merecem viver junto à natureza, preservada pelo ser humano.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags