Deixa Fluir: O Ciclo das Águas e seu Impacto no Clima é o tema da mesa que a presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo, vai participar. O evento acontece no dia 6 de junho, das 17 às 18 horas, no Rio2C, que está sendo realizado no RioCentro, Rio de Janeiro.
A proposta do encontro é ratificar a importância do ciclo das águas, processo vital que regula o clima e sustenta a vida na Terra. A água flui por oceanos e rios, alguns voadores, e esse movimento recarrega os lençóis freáticos, alimenta os corpos d’água e garante a manutenção da vida.
O encontro será realizado no Biodom, palco do Rio2C dedicado às questões socioambientais, focado nos desafios urgentes que influenciam a coexistência no planeta. “Transformações nascem da reflexão e da troca, da oportunidade de ouvirmos perspectivas plurais e das inovações que nascem a partir delas. Ao considerarmos as esferas social e ambiental, percebemos que a sustentabilidade transcende o mero cuidado com o meio ambiente; ela envolve também uma reavaliação profunda de nossas vidas, trabalhos e das nossas interações. Assim, ao refletirmos sobre sustentabilidade, abrimos caminho para transformações genuínas que respeitam e equilibram as delicadas interconexões que sustentam nosso planeta”, destaca a coordenação do evento.
Além de Silvana Gontijo, participam da mesa:
Lidiane Lima – Oceanógrafa, mestre e doutora em Engenharia Costeira e Oceanográfica. Com mais de 15 anos de atuação, colaborou com a Marinha do Brasil e é especializada em análise ambiental, gestão territorial e ciência de dados. Atualmente tem contribuído ativamente para a pesquisa e prática em oceanografia física, gestão costeira integrada e monitoramento de desastres. Além de suas atividades acadêmicas na COPPE|UFRJ, ela atua como hidróloga no CEMADEN.
Simone Pennafirme – Pós-doutora na Área Ambiental, com foco na zona marinho-costeira. Nos últimos anos, tenho atuado na articulação intersetorial para a inserção da agenda costeira na Cidade, com ênfase no binômio ciência-políticas públicas.
Thaynara Fernandes – Bióloga graduada pela UERJ, mora na favela do Jacarezinho. É uma Jovem Negociadora pelo Clima, co-fundadora do Coletivo Simbiose e residente do RioG20. Atualmente, integra a equipe do Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC) como assistente programática. Em, 2023 participou da COP 28 e dos Diálogos Amazônicos, destacando seu compromisso em transformar injustiças climáticas em políticas públicas justas.