Como já se sabe, celebra-se, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, neste ano, também é especial, pois marca os 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795, de 1999), que determina que a educação ambiental é “componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todo os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
Para o planetapontocom, o dia, neste ano, é ainda mais especial: a OSCIP assina dois termos de cooperação para implementação do programa Esse Rio é Meu: um com a prefeitura de Petrópolis, localizada no Estado do Rio de Janeiro, e outro com a Prefeitura de Olinda, em Pernambuco.
“O avanço do nosso Esse Rio é Meu tem sido a realização de um sonho. É incrível que a gente esteja tendo um crescimento tão rápido. Afinal é um programa que começou a ser implementado mesmo, no Rio de Janeiro, em 2021. São três anos no Rio de Janeiro e um ano e meio em Itabira, Minas Gerais. Agora vamos para mais dois municípios, somando-se a outras doze cidades que estão nos pedindo para a implementar o programa, em seus territórios. É um sonho sendo realizado. Parabéns Petrópolis, parabéns Olinda por essa iniciativa e vamos juntos”, comemora Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom.
O programa Esse Rio é Meu trabalha com as escolas municipais, implantando soluções inovadoras que, por meio da Educação, transformam as crianças e os jovens em protagonistas na recuperação e preservação dos rios próximos às suas escolas. Cada grupo de escolas da rede municipal fica responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
O programa começou a ser desenvolvido no município do Rio de Janeiro. Neste ano, deve se expandir também para as cidades de Cachoeiras de Macacu (RJ), Cabo Frio (RJ), Magé (RJ), Queimados (RJ), Japeri (RJ), São José dos Pinhais (PR) e Jacareí, Paulista (PE).
clique aqui e veja como o Esse Rio é Meu vem sendo desenvolvido nas escolas do Rio
Com a participação de mais de 24 mil estudantes, a iniciativa, em Olinda, Pernambuco, vai trabalhar com 13 patrimônios hídricos, sendo eles: os canais Azeitona, Bultrins Fragoso, Tintas, Malária, Bultrins e Lava Tripa; as lagoas Pulsação, Santa Tereza, Fragoso e Jardim Brasil; e os riachos Mirueira, Fragoso (Piaba de Ouro) e Ouro Preto. Na cidade, o programa estará presente em 74 escolas da rede municipal de ensino.
“Fico muito feliz com a assinatura do termo de cooperação para o programa Esse Rio é Meu. É muito importante poder envolver nossos mais de 24 mil estudantes, que estão nas 74 escolas públicas municipais de Olinda. Trazer projetos com esse para nossa cidade não só melhora nossos rios, mas também forma cidadãos conscientes. Juntos, podemos fazer de Olinda um exemplo de sustentabilidade”, destaca o prefeito da cidade, Lupércio Carlos do Nascimento.
Já em Petrópolis, Rio de Janeiro, o Esse Rio é Meu chega a 190 escolas, envolvendo mais de 35 mil estudantes. O programa vai trabalhar com 50 rios e córregos: São eles: os rios Acima, Avé-Lallemant (Vale das Videiras), Araras, Bengalas, Bonfim, Bonito, Boa Vista, Canta-galo, Capim ou do Pião, Carvão, Cascata, Cidade (Fazenda Inglesa), Cuiabá, Fagundes, Formiga, Frades, Itamarati, Jacó, Maria Comprida, Paladino, Pardo, Pardo, Pequeno, Piabanha, Poço do Ferreira, Preto, Quitandinha, Santo André, Santo Antônio e São Francisco; os córregos Barro Preto, Berto, Brejal, Capim-roxo, Cascatinha, Caxambú, Gambá, Grande, Jacuba, Manga Larga, Mata-cavalo, Membeca, Nunes, Paiolzinho, Ponte de Ferro, Poço d’Anta, Prata, Ribeirão Retiro das Pedras, Santa Catarina, Secretário e Sujo.