Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Esse Rio é Meu: vídeo de estudante viraliza, promove ações da Prefeitura e ganha menção honrosa no Diário Oficial do Rio

Veja o vídeo e conheça essa história.

Por Marcus Tavares

No mundo em que os vídeos que se viralizam a todo instante nas redes sociais, vale o registro daqueles que têm um objetivo nobre e cidadão. Há mais ou menos um mês, o estudante David Renan da Conceição, 12 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Motorista Paschoal André, localizada na Pavuna, Zona Norte, gravou um pequeno vídeo solicitando às autoridades intervenções para a despoluição do Rio Pavuna.

A solicitação chegou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro (SMAC) e sensibilizou os dirigentes. Devido ao pedido, foi feita, ontem (dia 06/07), uma ação pontual para a limpeza do rio, acessível à população e que fica próximo à Escola Municipal Lúcio de Mendonça, localizada em Anchieta, também na Zona Norte do Rio. E não parou por aí: foi publicado na edição do Diário Oficial do Rio de Janeiro (dia 06/07) uma menção honrosa para o estudante. “(…) A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (….) Resolve: elogiar David Renan da Conceição, aluno da Escola Municipal Motorista Paschoal André, por seu desempenho escolar, por sua perseverança e pelos esforços em contribuir para a melhoria do Meio Ambiente com ideias e sugestões criativas”.

É ou não é para comemorar? Além de David, sua professora também recebeu uma menção honrosa. “(…) A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (….) Resolve: Elogiar a Iranice Magalhães de Abreu Vieira, professora da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, pelos 30 anos de trabalho na Escola Municipal Motorista Paschoal André, onde demonstra constante dedicação na elevação da autoestima de seus alunos. Durante este período, se dedicou a inserção das questões ambientais nas atividades pedagógicas, o que possibilitou o desenvolvimento de um olhar especial sobre o Rio Pavuna.

“Hoje eu acordei e fiquei pensando, acho que esse pensamento acomete todo mundo né?, será que alguém nos escuta? Será que nossas lutas têm sentido? Ontem, foi um daqueles dias que a gente vê que vale a pena. Que, sim, há outros futuros”, se emociona Denise Cruz, mãe da menina Carolina, professora, pedagoga e articuladora do programa Esse Rio é Meu junto à 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que está ligada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

David e toda a sua turma foram convidados, pela Secretaria de Meio Ambiente e Clima, para participar do lançamento do programa de ações de limpeza do Rio Pavuna. O evento foi realizado na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, já que o trecho do córrego fica próximo à escola. De acordo com a SMAC, o pedido de David gerou um processo no sistema da prefeitura. Foi realizada uma ação pontual no trecho da unidade, mas a SMAC informa que já está articulando a limpeza continua via o programa Guardiões dos Rios e o programa de Educação Ambiental por meio dos agentes de Educação no território.

A cerimônia contou com a presença da secretaria municipal de Meio de Ambiente e Clima, Tainá de Paula, do chefe de gabinete da secretaria, Felipe Lopes, do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, David Moura, da professora Célia Honorato, da equipe de Sustentabilidade da Gerência de Projetos Pedagógicos Extracurriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio e da presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo.

“O vídeo de David nos mostra a potência da educação na vida das nossas crianças. É a partir dela que formaremos jovens com pensamento crítico e é através da Educação Ambiental que teremos Agentes Ambientais orgânicos cuidando e se apropriando, cada vez mais, da cidade”, destacou Tainá de Paula.

Durante o encontro, os estudantes das duas escolas se conheceram. Tiveram uma palestra sobre a história do Rio Pavuna, que tem cerca de catorze quilômetros de extensão, atravessando diversos bairros do Rio. David também explicou como vem sendo trabalhado o programa Esse Rio é Meu em sua escola e de todas as pesquisas que fez para produzir o vídeo e sugerir as intervenções. Houve ainda o plantio de pitangas e os alunos conheceram o projeto Hortas Cariocas.

Felipe Lopes, que também é pedagogo, saiu radiante do evento: “O encontro foi super potente! Foi a oportunidade de uma realização conjunta da SMAC com as escolas da nossa rede. Simbólico poder falar sobre o Rio Pavuna e escutar alunos e professores dando sugestões criativas! Enquanto advogado e pedagogo foi a oportunidade de vivenciar na ponta o processo pedagógico de construção de cidadania. São os alunos se percebendo enquanto atores políticos, promotores de saúde e sobretudo articuladores. O movimento que se iniciou com uma professora, contagiou um aluno, que contagiou uma CRE e uma Secretaria”.

Que o diga a professora Iranice: “A iniciativa da Prefeitura em especial a Secretaria do Meio Ambiente e Clima tem uma grande importância para nossa população educacional. Foi e é prazeroso trabalhar com o projeto Esse Rio é Meu, onde adquirimos mais conhecimentos e passamos também a respeitar nossa natureza e zelar por tudo o que gratuitamente ela nos oferece. David mostrou-se preocupado em saber a real situação em que se encontra o Rio Pavuna. Pesquisou, estudou e fez enquete com os moradores mais antigos da comunidade. E transmitiu seus conhecimentos para os colegas e professores da escola. É um aluno dedicado e tranquilo. Gosta do verde e ama a natureza”, frisa a professora.

Para Silvana Gontijo, um exemplo de estudante. “Ele acreditou no sonho dele e foi atrás. Munido de informações e articulado propôs ações concretas para as autoridades. Foi um dia muito, muito emocionante e que mostra o potencial dos estudantes, das escolas e do programa”.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar