De hoje (dia 22) até sexta-feira, a Undime e o Conviva Educação realizarão a primeira edição da Jornada Pedagógica: um olhar para o presente e o futuro. O evento virtual, que acontecerá sempre às 15 horas, vai abordar temas de interesse de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares.
As transmissões on-line são gratuitas e abertas ao público. Quem participar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação. No entanto, só serão emitidas declarações para os participantes que acompanharem a transmissão em tempo real e preencherem corretamente a lista. Para cada dia haverá uma lista.
Para assistir, basta acessar https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia
Segunda-feira, 22 de janeiro – BNC da formação continuada em sala de aula
Gabriela Moriconi, pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e Maria Regina Passos, assessora técnica da Undime. A mediação será feita pelo presidente da Undime Região Sudeste, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da Undime São Paulo. O debate vai tratar acerca das contribuições que a BNC da Formação Continuada promove para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos discentes; e propor sugestões para a implementação da BNC da formação continuada nos municípios das diferentes regiões brasileiras, de modo que chegue às salas de aula.
Terça-feira, 23 de janeiro – Alfabetização, Letramento e Multiletramentos
Pesquisadora em desenvolvimento humano, Elvira Souza Lima; e Josiane Toledo Ferreira Silva, supervisora de Entrega de Resultados de Avaliação Educacional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A mediação será da presidente da Undime Paraná e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR. As convidadas irão abordar sobre como assegurar a alfabetização nos dois primeiros anos da Educação Básica, quais os desafios atuais e as possibilidades de superá-los e quais processos formativos poderiam subsidiar os professores alfabetizadores, de modo que repercutam nas práticas em sala de aula.
Quarta-feira, 24 de janeiro – Educação integral em sala de aula
Mediação do presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e participação de Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação; e de Carlos Wagner Costa Araújo, doutor em Educação Científica Universidade Federal do Rio Grande do Sul , assessor do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os convidados irão dialogar sobre as mudanças necessárias para que, de fato, se exerça a educação integral e como a escola precisa se organizar para assegurar que os estudantes sejam formados integralmente.
Quinta-feira, 25 de janeiro – Implementação da Lei Nº 10.639 em sala de aula
Participação da orientadora educacional e doutoranda em educação, Luciana Alves. A mediação será feita pela professora Clélia Mara Santos, Dirigente Municipal de Educação de Araraquara/SP e representante da Undime na Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara). A conversa vai abordar os processos formativos que precisam ser assegurados para subsidiar as práticas dos professores da Educação Básica na garantia da implementação da Lei 10.639, o que a escola precisa fazer para assegurar o cumprimento da Lei em sala de aula e o que ainda precisa ser feito para que a educação antirracista possa, de fato, refletir na sociedade, partindo das escolas.
Sexta-feira, dia 26 de janeiro – Conviver na escola: um olhar para a competência socioemocional
Participação da formadora e gestora em Programas de Desenvolvimento socioemocional, Edna Borges e do psicanalista Geraldo Peçanha de Almeida. A mediação será feita pela presidente da Undime Pernambuco e Dirigente Municipal de Educação de Igarassu/PE, Andreika Asseker Amarante. Os convidados irão debater sobre como as competências socioemocionais contribuem para a escuta, vida coletiva e interação social e como o professor pode planejar aulas, considerando as competências socioemocionais, de modo a assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento de cada discente.