Já está disponível o número 262 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), uma publicação do Instituto Nacional de Pesquisas em Educação (Inep). A edição traz dez artigos científicos e dois relatos baseados em experiências educativas. A despeito de suas singularidades, todos os textos têm uma questão em comum: o compromisso com a educação científica, laica, democrática e humana, bem como a sua defesa.
Uma feliz sincronia pode ser vislumbrada com o centenário do nascimento do patrono da educação brasileira: Paulo Freire, celebrada em 2021. Os textos deste número convergem para o que Freire, na relevante e atualíssima obra Educação como prática da liberdade, ensinava à educação e aos educadores: a democracia e a educação democrática se fundam apenas por intermédio da aposta no ser humano e no seu respeito devido; com suas demandas, seus territórios existenciais, seus problemas com a sociedade, seu trabalho, seu país, enfim, com a própria democracia e a defesa da liberdade de pensamento em busca da justiça social, da igualdade de direitos e da emancipação crítica.