Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Dissertação analisa o universo dos fãs e lança HQ sobre o processo de pesquisa

Dissertação pela Unisinos.

Fãs de super-heróis sempre existiram, certo? Correto. No entanto, nos dias de hoje, a atuação deles se potencializou como nunca devido às redes e tecnologias sociais. Para entender um pouco mais desse universo, a estudante Larissa Tamborindenguy Becko desenvolveu a pesquisa de mestrado Desvendando o fã de Super-Heróis: performances, práticas de consumo e identidades. A proposta era verificar de que forma os fãs de super-heróis da Marvel e DC Comics constroem as suas performances com base nas suas práticas de consumo e de que forma estas contribuem como elementos identitários para esses sujeitos.

Orientado pela professora Adriana Amaral, o estudo, defendido na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), mostrou que a percepção das práticas de consumo e performances de fãs “vão muito além de algo apenas relacionado a hobby ou entretenimento. Os gostos e afetos pelos personagens e suas narrativas influenciam nas decisões de vida, como a escolha da carreira ou do curso de graduação. Além disso, as interações com esse universo ajudam as pessoas a lidar com ansiedade, depressão e timidez, por exemplo. E, com a expansão do universo dos super-heróis para as telas de TV e cinema, essas percepções ficam ainda mais evidentes”, conta Larissa.

acesse aqui a dissertação na íntegra

De acordo com a pesquisadora, a dissertação levou em consideração três pilares: as performances de fãs, as práticas de consumo e as construções identitárias. “Essas três esferas foram identificadas como processos encadeados: o que as pessoas consomem em termos de bens culturais servem como elementos para a criação das performances de fãs que, por sua vez, fazem parte das construções identitárias desses sujeitos. Na pesquisa, considero como performance todas as estratégias e ações que as pessoas utilizam para se mostrarem como fãs de determinado super-herói. As análises empíricas indicam que o consumo de bens e textos midiáticos relacionados aos super-heróis são fundamentais para que os fãs possam criar suas narrativas identitárias e se posicionar dentro e para a comunidade de fãs”, explica.

O recorte da pesquisa foram fãs de super-heróis da Marvel e da DC Comics. A pesquisa de campo foi dividida em três momentos principais: a pesquisa exploratória, realizada em uma convenção de quadrinhos realizada na região metropolitana de Porto Alegre, o questionário online, que contou com mais de mil respondentes de todo o País, as entrevistas presenciais, realizadas pelo viés etnográfico com fãs residentes em Porto Alegre. Ao todo, seis pessoas foram entrevistadas com o intuito de verificar como as práticas de consumo interferem nas trajetórias de vida e escolhas pessoais dos fãs.

O trabalho deu origem a uma HQ que revela como a pesquisa empírica aconteceu na prática, evidenciando todos os processos que constituíram a trajetória. “Essa decisão surgiu a partir da minha dificuldade, enquanto pesquisadora iniciante, de entender como as pesquisas de campo acontecem, pelos relatos das dissertações e teses. Muitas vezes, encontramos a metodologia utilizada e os resultados obtidos, mas não são expostos os processos empíricos em si. Daí a vontade de fazer uma HQ mostrando como foi a minha experiência. Outro ponto importante é em relação à pesquisa como algo que pode ser divertido e contar com temas leves, sem perder a profundidade e o rigor científico exigidos na academia. Para mim, foi um processo muito enriquecedor e, ao mesmo tempo, divertido, e eu quis levar isso para a HQ. Mérito dos autores que me ajudaram a fazer isso colocando os elementos das próprias histórias em quadrinhos na narrativa. Por isso, quem lê a história encontra várias referências à cultura pop, elementos de ficção e fantasia e, é claro, superpoderes!”

Com informações da CCS/CAPES

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar