Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Congresso virtual debate ensino de Geografia e a influência da mídia

Evento, que acontece entre os dias 16 e 19 de dezembro, contará com palestras, lançamento de livros, programação cultural e minicursos

Flavia Perez.

O Congeo (Congresso Virtual de Geografia), que acontecerá entre os dias 16 e 19 de dezembro, será destinado não apenas a estudantes e profissionais de Geografia, mas a todos que se interessam por essa ciência. Com o tema Ensinar e Aprender Geografia no século XXI, o evento contará com palestras, lançamento de livros, programação cultural e minicursos.

Entre as temáticas trabalhadas nas palestras do I Congeo, evento realizado pela Editora Vicenza, destacam-se as relações entre diferentes artefatos midiáticos e Geografia Escolar, a formação inicial de professores, e também a ludicidade e a criatividade no ensino de Geografia.

Coordenado por Francisco Fernandes Ladeira, mestre em Geografia, e Márcia Santos, doutoranda em Educação, o evento destacará ainda outros pontos de atenção, como a educação espacial em turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos), alfabetização e letramento com ênfase na Cartografia Escolar e as práticas de ensino de Geografia mediadas pelo espaço virtual, que também serão discutidas durante o congresso.

“Entre as disciplinas presentes na matriz curricular da educação básica, a Geografia é uma das que mais se relacionam com o cotidiano do aluno. Isso significa que não aprendemos Geografia apenas na escola, pois o conteúdo dessa matéria dialoga constantemente com outras linguagens, entre elas, a midiática. Diante dessa realidade, é importante refletirmos sobre o ensino de Geografia na contemporaneidade, levando em conta que temos uma geração hiperconectada, ávida por aulas mais atrativas e condizentes às novas formas de aprendizagem. Esse é o propósito de nosso congresso: debater como se “ensina” e se “aprende” Geografia nesse efervescente início de século XXI”, detalha Francisco.

Seguindo a tendência da ciência geográfica em dialogar constantemente com outros campos do conhecimento, também serão levantadas questões relacionadas a Agroecologia, Midiaeducação, até o conceito de Felicidade Interna Bruta e o ensino interdisciplinar das disciplinas de História e Geografia.      

Serviço
Evento: Congresso Virtual de Geografia (Congeo);
Data: de 16 a 19 de dezembro;
Informações e inscrições: inscrições gratuitas, sem emissão de certificado, e pagas acessando o link. A programação do evento será enviada após a confirmação da inscrição.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar