Aplicativo contra violência doméstica leva prêmio no HackGirls da Fiocruz

A equipe Fem Tech, do Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro, de Manguinhos, foi a campeã do HackGirls, a maratona cívico-tecnológica promovida pela Fiocruz. As estudantes garantiram o primeiro lugar com o projeto do aplicativo EPFO – Empoderamento Feminino, um programa gratuito para oferecer apoio a mulheres que sofrem violência doméstica, abuso físico e/ou psicológico. 

Entre os recursos propostos para o software estão um botão de emergência para denúncia de agressão, atendimento online com psicólogos, além de apoio para garantia de renda própria, com a recomendação de cursos e anúncios de vagas de emprego. Com a vitória, as jovens conquistaram, além de um tablet cada uma, a oportunidade de desenvolverem seu projeto junto com a equipe do Laboratório de Inovação do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) e pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). A previsão é de que o protótipo do aplicativo comece a ser criado a partir de abril. 

A pesquisadora Klena Sarges, integrante do Laboratório de Inovação do ICTB/Fiocruz e uma das organizadoras do evento, comemora o saldo positivo da maratona. “Nosso objetivo foi criar um ambiente que estimulasse a experiência da produção da ciência a partir dos próprios saberes dessas meninas. Nesses três dias, nós plantamos a semente da esperança em cada uma delas, mostrando que há espaço para elas não só na Fiocruz, mas em qualquer lugar que elas desejem estar. Para o futuro, esperamos que algumas dessas jovens possam ser as cientistas nas quais nós vamos confiar a nossa saúde pública”, destaca ela. 

O HackGirls contou com a participação de 40 meninas estudantes de comunidades do Rio de Janeiro que durante três dias participaram de palestras, debates e mentorias com pesquisadores renomados do Brasil e exterior. O evento foi promovido pelo ICTB/Fiocruz e Ensp/Fiocruz e integrou as atividades comemorativas do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 2022 da Fiocruz.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma