Cinema negro

Zózimo Bulbul, o Jorge da Silva, foi o grande homenageado da 10ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe. Ator, cineasta, produtor, roteirista e fundador do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul, ele completaria 80 anos no próximo dia 21 de setembro. Jorge da Silva se tornou o primeiro negro a ser protagonista de uma novela brasileira, “Vidas em Conflito” da extinta TV Excelsior.

Com recorde de inscrições, o evento terminou no último dia 9, e a programação ocupou os espaços do Cinema Odeon e Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, e Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá. Foram mais 80 filmes, sendo 66 nacionais e 22 internacionais, todos feitos por cineastas negros e também jovens revelações. Destes, 5 curtas infantis foram apresentados.

“Lá do alto”, com duração de 8 minutos, conta a história de um menino sonhador que sente saudades de sua avó que morreu. Ele tenta convencer o pai a levá-lo para o alto de uma pedra, na comunidade do Vidigal. O garoto acredita que chegando lá, ficará mais perto do céu e poderá se comunicar com a avó. O filme ganhou vários prêmios em Festivais. Além do curta dirigido por Luciano Vidigal, também estiveram na programação: “Nana e Nilo e o tempo de brincar”, de Sandro Lopes, “Òrun Àiyé”, de Jamile Coelho e Cintia Maria, “Esconde-Esconde” de Don Felipe e Luciana Bollina e “El Reflejo”, de Everlane Moraes.

Desde 2014, a convite de Zózimo Bulbul, o premiado cineasta Joel Zito Araújo realiza a curadoria do evento. Na edição de 10 anos, o encontro recebeu cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda.

Organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, o encontro é referência no Brasil e no mundo e mantém o objetivo do fundador cumprindo o papel de fortalecer a identidade negra através de processo formativo com exibições, debates, seminários e diferentes ações.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma