Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Cinema negro

Zózimo Bulbul, o Jorge da Silva, foi o grande homenageado da 10ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe. Ator, cineasta, produtor, roteirista e fundador do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul, ele completaria 80 anos no próximo dia 21 de setembro. Jorge da Silva se tornou o primeiro negro a ser protagonista de uma novela brasileira, “Vidas em Conflito” da extinta TV Excelsior.

Com recorde de inscrições, o evento terminou no último dia 9, e a programação ocupou os espaços do Cinema Odeon e Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, e Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá. Foram mais 80 filmes, sendo 66 nacionais e 22 internacionais, todos feitos por cineastas negros e também jovens revelações. Destes, 5 curtas infantis foram apresentados.

“Lá do alto”, com duração de 8 minutos, conta a história de um menino sonhador que sente saudades de sua avó que morreu. Ele tenta convencer o pai a levá-lo para o alto de uma pedra, na comunidade do Vidigal. O garoto acredita que chegando lá, ficará mais perto do céu e poderá se comunicar com a avó. O filme ganhou vários prêmios em Festivais. Além do curta dirigido por Luciano Vidigal, também estiveram na programação: “Nana e Nilo e o tempo de brincar”, de Sandro Lopes, “Òrun Àiyé”, de Jamile Coelho e Cintia Maria, “Esconde-Esconde” de Don Felipe e Luciana Bollina e “El Reflejo”, de Everlane Moraes.

Desde 2014, a convite de Zózimo Bulbul, o premiado cineasta Joel Zito Araújo realiza a curadoria do evento. Na edição de 10 anos, o encontro recebeu cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda.

Organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, o encontro é referência no Brasil e no mundo e mantém o objetivo do fundador cumprindo o papel de fortalecer a identidade negra através de processo formativo com exibições, debates, seminários e diferentes ações.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar