Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Vagas para crítica e roteiro

A edição do Festival Varilux de Cinema Francês deste ano traz uma novidade. Pela primeira vez, o evento realizará um seminário cinematográfico voltado para profissionais experientes ou com menos tempo no mercado. A Oficina de Crítica Cinematográfica será ministrada pelo crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor da redação da revista “Cahiers du Cinéma”. O foco estará na reflexão sobre a linguagem cinematográfica e diálogos da expressão desta linguagem com a sociedade. A aula será realizada no Hotel Sofitel Copacabana, Rio de Janeiro, nos dias 10, 11, 13 e 14 de junho em horário integral.

O público alvo da atividade será de pesquisadores e profissionais de crítica e teoria cinematográfica. A seleção será feita através de envio de carta de intenção, currículo resumido com apontamento de duas críticas publicadas em veículo especializado. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de maio. Serão abertas ao todo 15 vagas.

E como já tem acontecido nas edições anteriores, o festival também promoverá a quinta edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais, que este ano, além de ser oferecida no Rio, acontecerá também no Recife. As aulas serão ministradas por especialistas franceses, sob a coordenação de Francois Sauvagnargues, diretor geral do FIPA (Festival International de Programmes Audiovisuels). A oficina do Rio de Janeiro será dividida em três temas – roteiros para TV, cinema e comédia, e, no Recife, na modalidade formatos para televisão. O objetivo da oficina é qualificar o trabalho desenvolvido por roteiristas brasileiros profissionais através do intercâmbio com renomados roteiristas franceses. As aulas acontecem entre 6 a 11 de junho, no Rio de Janeiro, e 13 a 17 de junho, no Recife.

As inscrições para as oficinas de roteiro também vão até o dia 10 de maio. Os interessados devem enviar projetos de roteiros que serão analisados pela direção do festival e o coordenador da oficina. Os projetos/participantes selecionados deverão ser representativos de uma diversidade de narrativas, gêneros e temáticas, além da diversidade geográfica.

A oficina de roteiro do Rio conta com apoio da RioFilme, ABPITV, ICAB, e do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual. No Recife, a iniciativa conta com o apoio do Consulado Geral da França em Recife, da Aliança Francesa de Recife, da Secretaria de Estado de Cultura de PE, do Centro Audiovisual Norte Nordeste – CANNE e da Portomídia.

Acesse o site do evento.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar