Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Livro debate como a comunicação digital pode garantir direitos de pessoas trans

As redes sociais são, hoje, o meio de comunicação que possibilita às pessoas ampliarem suas vozes para lutar contra problemas sociais. No caso de pessoas trans, essa luta é diária para proteger a vida e defender a sua existência. Com olhar na exclusão social e na ameaça do direito à cidade de pessoas trans, o jornalista Allan Almeida acaba de lançar o livro “Elas existem”. A publicação aborda o uso da comunicação digital para a garantia de direitos de pessoas trans.

Fruto de uma pesquisa científica realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRG), o livro traz uma análise do caso Jessica Piovani, mulher trans, potiguar, que estava em situação de rua na Praça da Sé, em São Paulo, no início da pandemia do novo coronavírus. Nesse período, viralizou nas redes sociais um vídeo em que Jessica Piovani reivindicava seus direitos enquanto cidadã.

O prefácio foi escrito pela jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN, Mônica Mourão. Para ela, o livro traz um olhar de reconhecimento da humanidade de pessoas e grupos discriminados. “O livro Elas existem faz uma relação fundamental entre comunicação e direitos humanos, com foco na população trans. Vocês lerão o texto de um jornalista sensível às desigualdades, que busca compreendê-las através da pesquisa e também trabalha para transformá-las”, escreveu a professora.
Sobre Allan Almeida

Nascido em Natal/RN, Allan Almeida é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com especialização em andamento em Assessoria e Gestão da Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP). Atuou como repórter na agência de reportagem norte-rio-grandense Saiba Mais. Foi, também, produtor e mediador do podcast e programa de rádio sobre Direitos Humanos “Pra frente é que se anda”, transmitido nas rádios das Universidades Federais do Ceará (UFC) e do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é Assessor de Imprensa no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

O livro será disponibilizado em formato e-book, gratuitamente, na plataforma on-line da editora

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar