Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino é o título do recente artigo publicado por Rosa Maria Vicari, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O texto faz parte da Revista Estudos Avançados, de outubro de 2021, uma publicação da Universidade de São Paulo (USP).
Coordenadora da Cátedra Unesco em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação, desde 2010, Rosa apresenta, no artigo, uma historiografia da Inteligência Artificial (IA). Após 64 anos de seu surgimento, ela afirma que a IA enfrenta o “complexo e o incerto dos nossos dias”.
Segundo a autora, na história da IA, podem-se destacar dois “invernos” (1980 e 1993) em que as aplicações eram interessantes, mas a IA não conseguiu dar respostas adequadas: na compreensão da linguagem e no diagnóstico médico. Por outro lado, a IA apresentou duas décadas de progressos (2000 e 2010), em que as aplicações se mantiveram, mas as respostas da IA apresentaram avanços na tradução automática (Google), no reconhecimento de imagens (a primeira a utilizar a tecnologia foi a Apple, no iPhone 10), diagnóstico do câncer (IBM Watson) e carros autônomos (dentre outras, a Tesla).
O texto é fruto da revisão sistemática da literatura e da experiência da autora na área.