Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Inspira Ciência: programa de educação científica lança nova publicação para professores

Por Davi Bonela e Felipe Floriano
Coordenador de Desenvolvimento Científico / Analista de Desenvolvimento Científico

Indo para a sexta edição, o Inspira Ciência lança novo livro (clique aqui e acesse) contando a história deste que é o programa de formação realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council com o patrocínio da IBM. Digital e gratuita, a nova publicação revela os motivos que levam a realização do programa, assim como os resultados já alcançados ao longo das edições e os desafios que pretende enfrentar para contribuir com o desenvolvimento da educação científica brasileira.

“O Inspira Ciência vem crescendo ao longo dos anos. Saiu do Museu do Amanhã para levar oportunidade de atualização em temas fundamentais em ciências para os professores e as professoras da Educação Básica de todo o Brasil. Ao alcançar centenas de professores dos 26 estados e do Distrito Federal, nós sentimos a necessidade de contar neste livro a história que estamos escrevendo para fortalecer a educação científica brasileira que chega a crianças e adolescentes em idade escolar e jovens e adultos que tiveram a oportunidade de voltar às salas de aula”, afirma Davi Bonela, coordenador de Desenvolvimento Científico do Museu.

Livro traz os professores e professoras da educação básica como protagonistas

Sendo um livro sobre educação, ciências, conexões e afetos, no capítulo 1, o leitor verá histórias inspiradoras que incentivam profissionais unidos pelo amor ao ensino. Com relatos de profissionais envolvidos na concepção dos cursos e dos professores participantes, também será possível compreender como essa troca de conhecimento se materializa nas publicações deixadas como legado de cada edição.

Já no capítulo 2, os professores partilham os resultados alcançados ao experimentar novas ferramentas de ensino e aprendizagem. Muitos participantes estão fortalecendo práticas interdisciplinares no ambiente escolar e desafiando os alunos a descobrir a ciência com autonomia. Além disso, é retratado como a pandemia do novo coronavírus foi um divisor de águas para o Inspira Ciência, que, em 2020, se reinventou. Com uma edição online, o programa consolidou sua escala nacional, conhecendo vivências de docentes de todo o Brasil.

Por fim, o capítulo 3, possui um olhar para o presente e o futuro. Os amanhãs serão formados por uma geração que já tem uma relação imbricada com as tecnologias. Então, ofertar uma formação docente que contemple a imersão no digital e prepare professores para atuar nesse ambiente hiperconectado é uma estratégia de mobilização e promoção da mudança de sistema.

No encerramento do livro, o Inspira Ciência traz um novo convite: mobilizar ferramentas para que todos os atores envolvidos na educação brasileira possam aprender a aprender. É assim que funcionam os ciclos de vida – começam e recomeçam.

Os outros dois livros do Inspira Ciência podem ser encontrados aqui

Saiba mais sobre o programa Inspira Ciência

O Inspira Ciência é concebido e realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council com o patrocínio da IBM. Em 5 edições, mais de 700 professores já participaram do programa de formação de professores da educação básica. Juntos eles lecionam para 189 mil estudantes em mais de 900 escolas brasileiras.

A cada edição, os participantes têm oportunidades de novos aprendizados em temas fundamentais em Astronomia, Geologia, Paleontologia, Biologia e Ecologia e também em diferentes componentes da abordagem do ensino por investigação.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar