Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Festival Takorama, ganhador do 1° lugar do prêmio Global da Unesco, apresenta nova edição

Seleção de filmes de animação.

Com o objetivo de engajar estudantes através do cinema e educar para o uso de telas de maneira saudável, já está em cartaz a quarta edição do Festival Takorama, que oferece, gratuitamente, uma cuidadosa seleção de filmes de animação para escolas públicas e privadas de todo Brasil. Os filmes trazem abordagens sobre ecologia, tolerância, empatia, amizade e cidadania. Há películas de diversos países. 

“As telas e a tecnologia mudaram a forma como nos relacionamos com o conhecimento e o aprendizado. Por isso, é muito importante estimular a educação da imagem nas escolas. O projeto foi desenvolvido para apoiar os educadores a educar com cinema. E que, de uma maneira lúdica, possam engajar alunos hiperconectados e prepará-los para o mundo digital” destaca Liana Vila nova, diretora do festival na América Latina

São 15 curtas-metragens, com duração média de cinco minutos, sem publicidade. Todos os filmes são sem diálogo formal, o que facilita para que sejam vistos por crianças e adolescentes de qualquer lugar do mundo, uma vez que não há a barreira do idioma.

O programa é dividido em cinco categorias, para crianças, adolescentes e jovens de 3 a 18 anos. Basta acessar o site www.takorama.org. Todo o conteúdo é gratuito e pode ser exibido em espaços educativos e também em casa. E no final cada espectador pode votar no filme de que mais gostou.

 “É fundamental preparar o público jovem e infantil para o crescente fluxo de imagens e telas. Além de combater as fake news e protegê-los dos perigos das telas. Apenas com a prevenção e educação fundamentada é possível construir uma sociedade conectada, responsável e criativa”, observa Liana.

Vale destacar que o festival possibilita uma maneira lúdica de ensinar com cinema e educar os alunos para o mundo das telas. Cada filme tem um material pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular, como pensamento crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania e que auxilia famílias e professores a promoverem reflexões com o público infantil. Os alunos podem ser júris mirins, votando no seu filme favorito. 

Em 2021, o Takorama recebeu o primeiro lugar da Unesco, reconhecendo-o como a melhor iniciativa no mundo de letramento midiático e educação da imagem (Prêmio Global Media and Information Literacy Awards). Naquela edição, o festival atingiu um público de 500 mil pessoas em 115 países. Em 2020, pela primeira vez, o projeto foi selecionado no edital realizado com recursos do Fundo de Apoio à Aprendizagem, da Fundação Lemann e Imaginable Futures. 

CONHEÇA ALGUNS DOS FILMES

Entre os destaques da programação, está o filme Móbile (Alemanha, 2010), uma animação de pouco mais de seis minutos, indicado para crianças de 3 a 5 anos, sobre uma vaca num móbile que provoca reflexões sobre a amizade e as diferenças. Para a garotada de 6 a 8 anos, vale destacar o francês Como um elefante em loja de porcelana (2O17), um filme com ênfase na criatividade e na perseverança. 

Também da França, está disponível A Árvore (2018), que conta a história de um velho num mundo desértico que passa os dias coletando gotas de água para saciar a sede de uma árvore morta, única lembrança de sua filha desaparecida. O filme britânico Ray’s Big Idea (2014)  trata de um corajoso e pioneiro peixe pré-histórico que desenvolve um plano revolucionário para melhorar de vida. 

COMO PARTICIPAR

O acesso ao Festival Takorama é simples. Basta entrar no site do festival até 30 de junho, preencher um rápido cadastro e aguardar uma mensagem que chegará por e-mail. No e-mail são liberados os links para cada faixa etária e o acesso também ao material pedagógico. Pais e crianças também podem se cadastrar para assistir aos filmes, gratuitamente, em casa. 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar