Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O futuro certamente reconhecerá nossos esforços

Por Fernanda Nicoláu Nogueira Barbosa Nunes
Pedagoga

Para nós, professores no Brasil, a pandemia traz desafios gigantescos! Muito além do domínio de novas tecnologias, (e diga-se de passagem, não são poucas), nos deparamos com uma carga imensa de trabalho e sofremos com os impactos da desigualdade social, que coloca o ensino remoto como uma condição inalcançável para alunos que sequer dispõe de saneamento básico, de alimentação, quem dirá internet e recursos tecnológicos.

Segue-se ainda a preocupação com exames como o Enem, mediante as dificuldades enfrentadas por muitos alunos e principalmente, a tristeza pela falta de reconhecimento da sociedade, pela falta da valorização do professor em nosso país, isso sem mencionar que, como todos os cidadãos, sofremos de maneira geral, os impactos da pandemia.

O Dia da Educação é um dia, sim, de comemoração, porque nos torna visíveis, porque faz a sociedade olhar para o professor, nos dá vez e voz. Mas, mais do que isso, é dia de reflexão! Um dia de reflexão não somente para nós, professores, que precisamos lutar pelo nosso reconhecimento, mas um dia de reflexão para o Brasil. Que a sociedade brasileira possa refletir sobre a importância do nosso papel, pois que não há profissão alguma, em qualquer que seja a área, se não houver um professor.

O que nos move é a grandeza da nossa missão. É a consciência de nossa importância e por isso, enquanto professores, não desistimos, não declinamos dessa missão. Mas chamamos a atenção da sociedade: precisamos que cada brasileiro olhe para o professor com carinho, com respeito e com reconhecimento. Esse olhar certamente nos trará condições de atravessarmos todos os desafios com mais força, com mais alegria.

Não poderíamos neste dia deixar de dizer aos professores brasileiros, que, por mais difícil que seja o momento, que tenhamos nossos olhos voltados para a grandeza do nosso trabalho, porque o futuro certamente reconhecerá nossos esforços, uma vez que os profissionais de amanhã são os nossos alunos de hoje e que usemos deste Dia da Educação para conscientizar a sociedade sobre nosso valor.

“Hei de ocupar-me sempre no Magistério, porque este é o melhor meio de ser útil ao meu semelhante.” (Doutor Miguel Vieira Ferreira – 1837-1895). Esta frase sempre nos trouxe ânimo e alento nos momentos mais difíceis, porque nos faz refletir sobre a importância do nosso papel, do quanto somos úteis à sociedade.

Mesmo diante de todos os desafios, nossa esperança segue viva, porque amamos o que fazemos, porque somos PROFESSORES!

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Karen Novais
Karen Novais
2 anos atrás

Que lindas de palavras! Quão grande é a missão do professor!
Embora com muitas dificuldades, mesmo materiais, os professores sempre buscam enaltecer o mais nobre do ser humano: a capacidade de raciocinar, ter clareza, objetivar um futuro e ser extraordinário! Essa é a missão do ser humano, espécie privilegiada entre as demais espécies! Que possui a boa Ventura de se aproximar da ciência e de Deus!
Obrigada professores! Por tanto e por tudo!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar