Por Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre
Professora do Ensino Fundamental, Rio Branco
Acre
Comemorado em 28 de abril, o Dia da Educação é uma excelente ocasião para reconhecer o papel que a educação desempenha no desenvolvimento da sociedade. A data foi instituída no ano 2000, durante o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar – Senegal. Nesse encontro, líderes de diversos países se uniram em torno de um movimento pela educação mundial, formando o compromisso de “levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030”.
De lá para cá, outros encontros em prol da Educação foram realizados, algumas metas foram alcançadas em parte, outras, ainda se apresentam como um grande desafio. Além das dificuldades já conhecidas, as mudanças educacionais tornaram-se ainda mais desafiadoras quando fomos surpreendidos com a Pandemia da Covid-19. Em um tempo em que as crianças não podem ir à escola, o futuro se torna incerto. E mesmo antes, quando podiam desfrutar do ensino presencial, os problemas já eram enormes. Em ambas as situações, não temos garantias suficientes de que os estudantes conseguirão desenvolver as habilidades e construir os conhecimentos de que necessitam para viver com dignidade, alcançar seu potencial e contribuir com a sociedade em que estão inseridos como cidadãos responsáveis.
Os impactos da Covid-19 sobre o direito à educação são sentidos em todo o mundo. Neste Dia da Educação, professores e alunos se deparam com um de seus maiores desafios: se reinventar em meio às dificuldades. De repente, tudo se transformou: o contato diário entre estudantes e professores migrou para os ecrãs de celulares, tablets e computadores. Uma adaptação difícil, ainda em andamento, tomando forma em meio a fotos e vídeos, nos inúmeros quadros com os rostos dos alunos que se perfilam no espaço virtual.
Em todo o mundo, desde os cenários mais privilegiados até os lugares ainda marcados por profundas desigualdades sociais, a pandemia do coronavírus transformou a relação de ensino e aprendizagem nos convocando a uma profunda reflexão: “Que lições aprendemos até agora? Como equilibrar a necessidade de qualidade de ensino e priorizar a aprendizagem dos estudantes? Quais são as estratégias para transformar positivamente o contexto educacional durante e depois da pandemia?” Essas são questões pertinentes e fundamentais que merecem reflexão quando pensamos no Dia da Educação.