Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Imagens e palavras

Por Beth Carmona
Diretora geral e editorial do ComKids
Texto publicado originalmente no site ComKids 

Os livros ilustrados sempre estiveram próximos do audiovisual, e vice-versa. Com frequência, algumas animações se inspiram no universo literário (e às vezes ao contrário). Na maioria das vezes, o resultado é brilhante. Autores, ilustradores e animadores contribuem para a vida dos pequenos, ampliando seu imaginário, convidando-os a um mergulho em outros mundos. A verdade é que contar histórias para as crianças através das imagens e das palavras tem muitos caminhos possíveis. A reunião de profissionais vindos de diferentes áreas traz riqueza às obras e ao público.

Eva Furnari, autora brasileira consagrada, fez um ação interessante com o seu imenso repertório sobre bruxinhas: Trudi e Kiki saíram das telas para os livros. Tratando um tema sempre urgente como a diversidade, consegue chegar a um número maior de crianças.

“O Livro dos Grandes Contrastes Filosóficos” de Oscar Brenifier e Jacques Després ganhou adaptação animada. Criada pela produtora francesa Planet Nemo, produzida pelo canal CBeebies (BBC) e pela Skyline Entertainment Productions, a série traz questões filosóficas para desenvolvimento do pensamento infantil. Com a participação da Argentina e Colômbia, a série é exibida pelos canais Pakapaka e señalcolombia na América Latina. Tratando dos grandes temas da humanidade, a série “ What’s The Big Idea” traz para a infância o debate filosófico de maneira simples e lúdica. Ainda não há previsão de exibição em canal brasileiro.

Baseada no livro “Der Kleine und das Biest”, de Marcus Sauermann e de Uwe Heidschötter, o curta de animação “The Little Boy and The Beast” trata com delicadeza o desafio de ter pais separados.  O curta foi produzido em 2009 pelo canal alemão ZDF, teve a direção de Johannes Weiland e Uwe Heidschötter, roteiro de Marcus Sauermann e edição de Annick Hillger. A produção ganhou inúmeros prêmios em festivais por todo o mundo.

O mesmo tema foi tratado com maestria em Lá e Aqui, por Carolina Moreira e Odilon Moraes. Com simplicidade e sensibilidade, e a partir do ponto de vista de uma criança, ao sentimos as dores do processo de entendimento infantil sobre a nova dinâmica familiar em uma narrativa linda. Ao fim, quase como no alívio da compreensão, o assunto ganha frescor e um olhar tranquilo. O livro é uma publicação da editora Pequena Zahar.

O Pássaro na Gaiola, baseado em uma das 600 cartas que Vincent Van Gogh escreveu ao seu irmão Theo, fala sobre liberdade e afeto. Com ilustrações do premiado ilustrador Javier Zabala, fica como mais um livro para compor a lista. Aos produtores em busca de inspiração para seus projetos, fica a dica para um passeio e pesquisa no mundo da literatura infantil. A mesma sugestão vale também aos pais que buscam conteúdos sensíveis para seus filhos.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar