Estão abertas, até o dia 10 de maio, as inscrições para o Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2015. Podem se inscrever produções e/ou coproduções dedicadas à crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, realizadas nos últimos 2 anos em português e espanhol por canais ou produtoras independentes da América Latina, da Ibero América, do Brasil e dos demais países de Língua Portuguesa. As categorias do Festival se dividem em: Audiovisuais e Interativas, que acolhem produções de televisão, cinema, apps e sites.
As Categorias audiovisuais estão divididas em: até 6 anos ficção; até 6 anos não ficção; 7 a 11 anos ficção; 7 a 11 anos não ficção; 12 a 15 anos ficção; e 12 a 15 anos não ficção. As categorias interativas receberão dois tipos de inscrições: apps e sites pensados especialmente para crianças e jovens. Elas visam atender ao crescente cenário de produções interativas que vêm trazendo produções interessantes, mesclando interatividade, educação, entretenimento e cultura para esse público. A inscrição é gratuita.
O Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano é uma das principais ações do comKids em 2015 e acontecerá entre 13 e 23 de agosto no Sesc Consolação, no Goethe-Institut e em outros aparelhos culturais de São Paulo. O evento conta com a realização do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes), do Sesc SP, do Goethe Institut e com a coordenação da Singular – Arquitetura de Mídia e parceria da Fundação Prix Jeunesse. O júri é formado por educadores, criativos, diretores, roteiristas, entre outros profissionais dedicados à infância. As inscrições para participar do júri estarão abertas mais adiante. Haverá também um júri infantil.
Os premiados nas categorias audiovisuais receberão uma passagem para Munique (Alemanha), para acompanhar o Festival Prix Jeunesse Internacional, competição de prestígio internacional no setor de mídia infantojuvenil. O SESC TV vai oferecer prêmio de aquisição no valor de 3 mil reais. Outros prêmios especiais também estão previstos.
Festival 2015 – Infância e Diversidade
Produções de ficção e não-ficção, com ou sem interatividade, ganham importância em nossa sociedade que, a cada dia, precisa oferecer diversos e complementares caminhos para a educação plena das crianças e adolescentes. Na atualidade, temas, abordagens e questões de linguagem precisam absorver a diversidade em contextos infantis também. O comKids 2015 se dedicará a investigar e discutir algumas questões relacionadas a acessibilidade e inclusão, gênero e diversidade, bullying, resiliência e alteridade, entre outros pontos. Durante o Festival, nas discussões e workshops, especialistas e público terão oportunidade de conversar sobre a diversidade e infância com essa amplitude. Em breve divulgaremos toda a programação.