Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Ensino técnico: boa opção

Por Marcus Tavares
Editor da revistapontocom
Artigo publicado no Jornal O DIA

O número de inscritos na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve bater novo recorde. A expectativa dos organizadores é a de que as provas reúnam cerca de 10 milhões de candidatos. São interessados em busca de um lugar no Ensino Superior, que também vem registrando uma quantidade cada vez maior de estudantes. 

Mas a pergunta que me faço é se realmente há uma necessidade de todos ingressarem diretamente no Ensino Superior, muitas vezes oferecido sem nenhum tipo de qualidade. Digo isso por conta do Ensino Técnico, tão importante quanto a graduação e que, infelizmente, é pouco aproveitado pelos jovens e por suas famílias.

Trata-se de uma opção que deveria ser bem mais divulgada, incentivada e instigada entre os nossos adolescentes de qualquer estrato social. É uma oportunidade que dá bases para que os estudantes possam se inserir desde já, e com qualidade, no mercado de trabalho. E, ao contrário do que se pensa, muitas empresas precisam destes profissionais técnicos, pagando, inclusive, bons salários, às vezes compatíveis com os da formação universitária.

Não estou aqui defendendo nenhum tipo de perfil de estudante para o Ensino Superior e ou para o Ensino Técnico. Muito menos quero minar o sonho — e o direito — de muitos em ingressar na universidade. Só pontuar que o Ensino Superior, às vezes, não é o único e ou o melhor caminho para ingressar no mercado de trabalho. Quero apenas chamar a atenção dos jovens e de seus pais. O Ensino Técnico, hoje oferecido, inclusive, em paralelo ao Ensino Médio, em diferentes escolas públicas, merece ser levado em consideração por todos.

É uma boa estratégia que deve ser vista sem nenhum tipo de preconceito. Não é algo menor ou voltado para um público específico, como se imagina. Ele pode ser o início de uma carreira de sucesso que nada vai impedir que o interessado dê continuidade, posteriormente, aos estudos, ingressando na tão sonhada universidade.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar