Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Biblioteca digital mundial

Já está no ar, desde outubro de 2007, o protótipo da Biblioteca digital mundial, uma iniciativa da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e da Unesco, que tem o objetivo de promover o conhecimento e a conscientização internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdos na web; e capacitar as instituições parceiras de forma a reduzir a exclusão digital dentro e entre os países.

Para dar conta do projeto, as duas instituições estão digitalizando importantes documentos, cartas, fotos e mapas nas seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU): inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo. Todo material será postado no site da biblioteca digital.

Além das línguas oficiais da ONU, toda a produção também será traduzida para o português, isto porque a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, é parceira do projeto, ao lado da Biblioteca de Alexandria, da Biblioteca Nacional do Egito e da Biblioteca Nacional da Rússia.

A Biblioteca Nacional do Brasil inclusive já digitalizou 1.500 mapas raros dos séculos XVI a XVIII e 42 álbuns com cerca de 1.200 fotografias pertencentes à Coleção Thereza Christina Maria, doada pelo Imperador D. Pedro II à instituição. A coleção de fotografias foi registrada como Patrimônio da Humanidade no Programa Memória do Mundo da Unesco.

Acesse e confira os seguintes sites:

Biblioteca Nacional
Biblioteca digital mundial

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar