Ser criança e jovem no Rio

Quarenta e seis adolescentes foram capacitados para aplicarem a entrevista, respondida por 887 crianças e jovens

Com o objetivo de entender melhor como as crianças e os adolescentes cariocas vivem e veem a cidade e a comunidade em que moram, o Unicef promoveu, em dezembro do ano passado, a pesquisa Ser criança e adolescente no Rio de Janeiro. Foram entrevistados 887 jovens das seguintes regiões: Santa Cruz; Complexo do Alemão e entorno; e Copacabana e Leme. O interessante foi a metodologia aplicada. Os responsáveis pela condução da pesquisa foram 46 jovens, de 14 a 17 anos, capacitados para cumprir a função.

Entre os dados do levantamento, destacam-se o baixo número de jovens que nunca acessou bens culturais, como teatro, cinema e museu (cerca de 50%), em contraponto ao alto nível de adolescentes com acesso à internet nas comunidades pesquisadas (90%).

O estudo também apontou que 80% dos entrevistados, apesar de afirmarem que a violência é o principal problema de sua comunidade, sentem-se muito bem no lugar onde vivem.

“Mesmo com a violência, é um lugar de onde a maioria de nós não sairia porque temos amizades. É praticamente uma família”, disse Gláucia Nascimento, moradora do Complexo do Alemão, em entrevista à TV Globo, durante a apresentação da pesquisa, em dezembro do ano passado, no Cine Odeon.

O estudo também traz outras constatações interessantes. Por exemplo, a mãe é apontada por todos os grupos como o exemplo a ser seguido, à frente da figura paterna. Entre três opções – família, amizade e relacionamento amoroso – a primeira é a que deixa bastante feliz grande parte de cada grupo entrevistado.

Entre as recomendações tiradas pelos jovens pesquisadores estão: a extensão do passe-livre em transportes para além dos horários escolares, facilitando o acesso a espaços culturais e de lazer da cidade; maior acesso à educação sexual; e maior distribuição de preservativos.

A pesquisa participativa e o protagonismo juvenil são duas das estratégias da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa do Unicef que deverá ser lançada, neste ano, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba.

Clique aqui e confira os principais resultados da pesquisa

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma