Esse Rio é Meu: creche na Zona Norte do Rio envolve crianças e comunidade na reciclagem

Relato de experiência
Por Milda de Fátima Moreira Ramos, diretora
Gisele Cavalcante, diretora-adjunta
Ana Cristina Seixas, professora articuladora responsável pelo programa Esse Rio é Meu.
Creche Municipal Doutor Antônio Monteiro, localizada no Bairro Portuguesa, Zona Norte do Rio

Somos uma creche. Nossas crianças possuem tenra idade, vão dos seis meses aos três e quatro anos de idade. Quando recebemos o programa Esse Rio é Meu, no ano passado, ficamos um pouco apreensivas por se tratar de tema tão complexo para trabalhar com crianças pequenas. No entanto, à medida que fomos nos debruçando sobre o projeto, logo compreendemos sua importância e magnitude.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Em 2023, fizemos um trabalho junto as famílias falando sobre a importância da preservação dos corpos hídricos. Com as crianças, simulamos, por meio de histórias e musicalidade, o sofrimento da fauna e da vegetação do rio Canal da Portuguesa por conta da poluição.

Convidamos as famílias e as crianças para uma passeata no entorno da creche, a fim de sensibilizar os moradores sobre a questão da poluição. Entramos em contato com agentes da Comlurb para participar da passeata e ministrar uma palestra sobre descarte responsável do lixo.

Foi muito acolhedor. Culminamos as atividades com um piquenique, com alimentos saudáveis, na área externa da creche onde promovemos uma contação de história (Mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen). Ou seja, procuramos trabalhar de forma intersetorial e desemparedando da infância com propostas que vão para além dos muros da creche.

Neste ano, de 2024, estamos dando continuidade ao programa, com a metodologia de envolver e ampliar as ações iniciadas em 2023. Abrimos o projeto sensibilizando as famílias sobre o descarte consciente do óleo de cozinha que causa tanta poluição. Seremos pólo de coleta de óleo de cozinha da comunidade. Encaminharemos esse óleo para coletores que levarão para reciclagem.

Em seguida, sensibilizamos as crianças por meio de novas histórias. Dessa vez foi trabalhada a história do rio Fluir. Isso nos levou a convidar os Guardiões do Rio, um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio, para dar uma palestra sobre a importância da revitalização da área no entorno da creche que possui o rio Canal Portuguesa que desagua na Baía da Guanabara.

É visível como as professoras estão engajadas no programa, bem como a comunidade familiar e local. Nosso planejamento ainda prevê ações durante o decorrer de todo o ano de 2024. Em breve, vamos envolver as famílias de forma mais concreta e participativa. Queremos desenvolver mais atividades, como a oficina de produção de sabão a partir do descarte do óleo de cozinha. Essa oficina será ministrada por um biólogo convidado. A proposta também é promover e instigar o empreendedorismo na comunidade. Menos óleo poluindo rios é vantajoso para todos. Com as crianças, vamos também trabalhar a linguagem teatral. E, na segunda quinzena de novembro, faremos uma culminância do projeto com exposição das atividades realizadas durante o ano letivo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar