Desigualdade, violência, paz, consumo e política. Com o objetivo de dar vez e voz às crianças e jovens, a revistapontocom inaugura mais um espaço neste sentido: o Fala Jovem. Neste espaço, vamos publicar textos escritos por crianças e jovens sobre diversos assuntos. A ideia é promover a ‘fala’ destes cidadãos e ao mesmo tempo possibilitar que os adultos conheçam e ouçam suas histórias, sentimentos, comentários, avaliações sobre temas do nosso cotidiano. O texto de hoje é da jovem Stephanie Orosz, de 14 anos. Em pauta: o país da copa do mundo, às vésperas das eleições.
Realidade e fantasia, Brasil: o país das maravilhas?
E se hoje fosse amanhã e se o amanhã fosse ontem?
E se o lobisomem virar homem? E se os contos ganharem vida?
E se Dilma não tivesse comprado uma Refinaria em Pasadena?
O amanhã será ontem quando o ontem for o anteontem, o homem virará lobisomem quando a lua estiver cheia e, com uma varinha de condão, a Cinderela irá perder o sapatinho na manifestação. No sinsalabim, a copa surgirá e com a indignação do povo desaparecerá! O Brasil se tornará campeão quando no país acabar a corrupção.
Todos vão cantar lá lá lá lá na hora da roupa suja lavar, e abra-te sésamo gritarão para o gigante abrir a avenida no meio da manifestação.Dessa vez, a Bela Adormecida desmaiará em cima do Congresso Nacional, e, em plena madrugada, será presa no flagra.
A Globo transmitirá ao vivo todo o desenrolar da manifestação, mas a repórter irritadinha ficará em casa vendo apenas pela televisão, reclamando com o marido dos colegas de profissão. Por uma coincidência inusitada seu gato se irritará de tanto dramalhão, roubará suas botas de Milão e irá se juntar à manifestação.
No mexe e remexe da manifestação se misturarão contos reais e da imaginação.
E o futuro? Será decidido na próxima eleição?
Stephanie,
Parabéns pelo seu texto. Transitar pelos dois mundos “fadas” e “real”, não é para qualquer um! Exige conhecimento, percepção e senso crítico.
Espero ler outros textos seus.
Angela
Parabéns, Stephanie.
Texto certo, na hora certa.
As eleições ? Estão por perto.
A Copa ? Já está aberta.
Sua lembrança ? É o que mais interessa.
Nosso futuro ? Tem muita pressa.
Caramba, Stephanie, já tem gente querendo mais!
E você nem estava gostando do texto, hein… Ainda bem que insisti!
Adorei essa “brincadeira” de realidade e fantasia entrecruzadas.
Beijo orgulhoso, Flavia
Stephanie, que maravilha de texto! Parabéns! Vou ficar esperando os próximos… você tem talento, menina… siga em frente! Beijinho carinhoso.
Stephanie, nem sei o que dizer! Que maravilha de convite a reflexão!
E o futuro? Será decidido na próxima eleição?
Ótima pergunta, volte com mais perguntas assim.
Já estou esperando outro texto seu.
Beijo grande,
Alice