Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil, entre 16 e 22 anos, podem se candidatar a uma vaga para o Parlamento Jovem Brasileiro. As inscrições vão até o dia 20 de setembro. Para participar, o candidato precisa escrever um projeto de lei e apresentá-lo em sua escola. De cada estado, serão escolhidos os melhores projetos de lei e os jovens autores das propostas passarão cinco dias em Brasília, de 9 a 13 de novembro. Eles acompanharão o trabalho dos deputados no Congresso e também discutirão os projetos de lei escritos por eles.
Nessa VI edição do Parlamento Jovem Brasileiro, os projetos de lei devem ser sobre os seguintes temas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Ao todo há 78 vagas para os jovens parlamentares. Em cada estado o número de deputados jovens eleitos será proporcional ao número de deputados da bancada do estado correspondente. Acesse aqui a ficha de inscrição no Parlamento Jovem ou peça na diretoria da sua escola. Para concretizar a inscrição, é preciso anexar junto à ficha o projeto de lei e entregar tudo junto à diretoria da escola para que seja encaminhado ao coordenador do programa em cada estado. Haverá uma pré-seleção dos projetos nos estados. A divulgação final dos resultados será no dia 26 de outubro.