Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Você viu essa?

Projeto de lei quer proibir salto alto para crianças. O que você acha?

Da Agência Câmara

A Câmara dos Deputados analisa projeto que proíbe a venda de sapatos femininos com saltos altos para crianças. Pela proposta (Projeto de Lei 1885/11), do deputado Décio Lima (PT-SC), a altura do salto de calçados para crianças não poderá ser superior a dois centímetros. O projeto considera criança a pessoa com até 12 anos incompletos.

Pelo descumprimento da determinação, os infratores poderão pagar multa, ser proibidos de fabricar o
produto, ou ter a licença do estabelecimento cassada. Além disso, poderão ser punidos com penas de detenção de seis meses a dois anos. De acordo com o projeto, incorrerá nas mesmas penas quem
patrocinar a oferta desses calçados. A multa poderá ser de R$ 200 por par de sapatos comercializado. A publicidade de calçados femininos com salto superior a dois centímetros, conforme o projeto, devem trazer
“informações claras, corretas, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre os riscos à saúde e à segurança decorrentes de sua utilização por crianças”.

O deputado Décio Lima informa que já há algum tempo a Medicina tem apontado os males trazidos mesmo às mulheres adultas pelo uso de sapatos de saltos altos. Os riscos à saúde provocados por este acessório são ainda mais graves, porém, quando se trata de crianças, segundo o autor do projeto. “A estrutura óssea infantil deforma-se com facilidade, de forma que a sobrecarga na parte da frente do pé provocada pelo uso de sapatos de saltos altos por meninas pode causar deformações só corrigíveis por cirurgia”, informa o parlamentar.

Encurtamento dos ligamentos

Segundo ele há, ainda, a possibilidade de o pé sofrer um processo degenerativo, com o alargamento da base e o encurtamento dos ligamentos. “Igualmente nocivos são os efeitos dos saltos altos sobre a coluna infantil, consistindo no aumento da curvatura da região lombar em decorrência da projeção para a frente do centro de gravidade corporal, o que pode gerar dores e, até mesmo, mudanças na posição da coluna”, complementa o deputado.

“Erotização precoce”

De acordo com Décio Lima, os alertas médicos costumam, no entanto, “ser abafados pela estridência da indústria da moda, que, de maneira ditatorial, molda os gostos de crianças e reduz o poder de reação dos pais”. Ele aponta ainda para o processo de erotização precoce de meninos e meninas que vem ocorrendo  os últimos anos e diz que “o vestuário incompatível com a fase de formação física, moral e psicológica” das crianças tem sido uma das maneiras de disseminar esta cultura. “O uso de sapatos de saltos altos por meninas, ainda crianças, é apenas uma das vertentes escabrosas desta perda de referências em nossa sociedade”, protesta o autor do projeto.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ROSANGELA
12 anos atrás

Acho a proibição válida, porque sinceramente, existem muitos pais que só o são pelas circunstâncias, não aprenderam a ser pais! Muitos querem viver sonhos não realizados através dos filhos!! E se faz mal à súde da criança tem que ser proibido! Se os responsáveis não levam isto em juízo, alguém tem que fazer, a criança é que não poderá ser penalizada com problemas futuros!!!

Maria Al Ghamdi
Maria Al Ghamdi
12 anos atrás

Eu acredito que já que os pais não tomam a rédea da situação a legislação vem contribuir. É absurdo ver maes e pais transformarem a criança com hábitos adultos. É muito comum ver crianças de 6 a 8 anos usarem roupas decotadissimas, sensualissimas, maquiagem e salto alto, expondo a sexualidade da criança cada vez mais cedo, consequencia disso está nas tvs para todo mundo ver. A infância é um tempo tão curto, tão mágico, tão especial, tão divino e importante… e somos nós os pais que devemos influenciar de forma positva os nossos filhos e não deixar que a publicidade o faça.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar