Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Férias reforçadas

Projeto: Oficinas de mídia e cidadania
Instituição: Ministério da Justiça e escolas de Ensino Médio
Localização: Brasília

Oficinas de mídia e cidadania é o nome do curso que o Ministério da Justiça promove neste mês de janeiro em escolas de Ensino Médio do Distrito Federal. A atividade, realizada nas férias escolares, é, na verdade, um projeto piloto que visa ampliar o debate sobre os direitos humanos, os meios de comunicação de massa e a portaria sobre classificação indicativa da programação da TV, bem como do cinema, do teatro e das casas de espetáculos. O projeto será iniciado na Escola Estadual São Francisco, localizada em São Sebastião, cidade satélite de Brasília.

Além de conteúdos teóricos, os estudantes participarão de visitas guiadas ao Congresso Nacional, aos palácios do Planalto e da Justiça e ao Centro Cultural Banco do Brasil. Ao término do curso, os alunos terão que desenvolver um produto de mídia – programa de rádio, TV, jornal impresso ou site – que aborde um dos assuntos trabalhados nas oficinas.

De acordo com o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, o objetivo é difundir a oficina para todas as escolas do Brasil e, sobretudo, trabalhar os temas com os pais dos adolescentes. “Queremos aproveitar o período de férias escolares de forma bastante produtiva e educar esses jovens, formando uma consciência cidadã”, destacou.
 
A proposta é que os estudantes, posteriormente, possam atuar como multiplicadores das informações sobre classificação indicativa, por meio do desenvolvimento do senso crítico, da análise e da produção de conteúdos audiovisuais.

O curso terá a participação de profissionais da Secretaria Nacional de Justiça, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Secretaria de Receita Federal, do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, do jornal Correio Braziliense, da Universidade de Brasília, do Instituto Pró-Mediação e da Universidade de São Paulo.

Contato
Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar