Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil

México é o país homenageado. Presidente da FNLIJ, Beth Serra, explica a escolha.

Por Marcus Tavares

Começa nesta terça-feira, dia 24 de abril, o 14º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, uma das atrações do 14º Salão do Livro para Crianças e Adolescentes, que acontece no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica, desde o último dia 18. Promovidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o seminário e o salão do livro têm o objetivo de promover a leitura no dia a dia de meninos e meninas.

O seminário, aberto ao público e com foco principalmente nos professores, vai durar três dias – 24 a 26 de abril, das 9 às 17 horas. A literatura mexicana para crianças e adolescentes é o tema da abertura do evento, com a presença de escritores, ilustradores e especialistas. O segundo dia será dedicado ao 9º Encontro Nacional dos Escritores e Artistas Indígenas, quando serão discutidos questões sobre a literatura indígena. Já no terceiro dia, os participantes discutirão a relação dos jovens com a leitura.

Clique aqui e veja a programação detalhada de cada dia do seminário

A escolha da literatura mexicana como tema do primeiro dia do seminário é justificada pelo fato de o México ser o país homenageado pelo Salão do Livro deste ano. Uma escolha mais do que justa, segundo a presidente da FNLIJ, Beth Serra. Em entrevista à revistapontocom, Beth Serra explica mais detalhes da escolha do México como país homenageado.

Acompanhe:

revistapontocom – Por que o México foi escolhido como o país homenageado?
Beth Serra – A escolha do México como país homenageado se insere primeiramente no objetivo geral de divulgar a qualidade da literatura latino-americana que, nós brasileiros, conhecemos tão pouco. O México tem excelentes escritores e ilustradores. Haverá um exposiçao de livros e de ilustraçoes. Além disso, o primeiro dia do Seminario sobre Literatura Infantil Juvenil será dedicado ao país. A homenagem ao México foi possível graças a parceria da FNLIJ com a instituição Leer México, que é a seção mexicana do IBBY naquele país. A mensagem deste ano do Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado no dia 2 de abril, foi de autoria da Leer México. O autores do texto e da ilustraçao estarão presentes.

revistapontocom – Qual é o diferencial da literatura infanto juvenil mexicana?
Beth Serra –  A literatura, entendida como textos ficcionais de qualidade, se caracteriza por expressar traços da cultura de um país com valores universais. E com o México nao é diferente. O escritor Francisco Hinojosa, que estará conosco, tem uma marca de humor muito particular que traduz bem esse aspecto. Na ilustaçao, os artistas expressam uma riqueza de cores e de imagens que reflete as ricas raízes de sua cultura.

revistapontocom – De que forma a experiência do México pode contribuir para o incentivo à leitura no Brasil?
Beth Serra – O intercâmbio do Brasil com o México sobre as experiências de incentivo à leitura já ocorre há muito tempo. Há vinte anos, os mexicanos decidiram investir na ampliação da rede de bibliotecas públicas, decisão revolucionária para a época, quando o governo brasileiro sequer tinha cogitado a necessidade de tal projeto. Durante alguns anos, fui a uma feira de livros, na cidade do Mexico, só para crianças e jovens. Fique surpresa quando vi que as feiras tinham sempre uma biblioteca em seus espaços, com o objetivo de semear e fortalecer a cultura de valorizar e usar a biblioteca da escola e as públicas. Trouxe essa experiência para o nosso Salão. Portanto, certamente existem várias experiências no México nas quais podemos nos inspirarmos. Não gosto de usar o termo replicar experiências, pois não acredito que experiências educacionais e culturais possam ser “replicadas”. As experiêcias que deram certo nos apontam caminhos que podemos adaptar à nossa realidade.

revistapontocom – O que temos a aprender com o México e vice-versa?
Beth Serra – Valorizar a biblioteca  é uma delas e investir nas feiras de livros para crianças. Como disse, me inspirei neles para o Salão FNLIJ. No campo da formação de leitores e da divulgação da literatura infanto-juvenil dos nossos paises, temos tido oportunidade de trocar experiências e projetos. O Congresso internacional do IBBY de 2012, será no México, evento que também estaremos divulgando durante o Salão.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
samuel da silva alencar
10 anos atrás

Todos pela educação!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar