Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Seminário e livro marcam comemorações dos 20 anos da MultiRio

Evento que debate a cultura digital e lançamento de publicação sobre o uso da tecnologia nas escolas são os destaques das ações comemorativas.

Os impactos da cultura digital e como produzir mídia para os nativos digitais são os temas do seminário promovido pela Empresa Municipal de Multimeios – MultiRio para celebrar seus 20 anos de criação.  O evento acontece nos dias 3 e 4 de outubro, no Senac do Flamengo, e reúne 300 convidados entre profissionais de educação e comunicação. Na ocasião, também será apresentado o livro A Escola Entre Mídias – Experiências e Conquistas, que aborda o uso inovador da tecnologia na Rede Pública Municipal e, nesse contexto, da experiência de se criar uma empresa produtora em diversas mídias, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

Com o tema A Escola, as Mídias e a Cultura Digital, o seminário tem como alvo professores e especialistas em educação e comunicação. Entre os palestrantes, o professor de Sociologia da UFMG Francisco Coelho dos Santos, que fala sobre Cultura Digital, e o educador colombiano Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores da educação e da democracia na América Latina e que aborda o tema Produção para Nativos Digitais. Participam também dos debates a professora Lynn Alves, da Universidade do Estado da Bahia e a professora Rosália Duarte, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Exibições de produções e posterior interação com os presentes e oficinas de animação, web rádio, games e produção com o celular também estão no programa. Em destaque, a apresentação do projeto da série Megassaudável da MultiRio, estruturada após encontros e debates com alunos da Rede Municipal e que estreou com fan page no Facebook.

As experiências bem sucedidas e os desafios de produzir conteúdo educativo para as novas gerações também estão no livro A Escola Entre Mídias – Experiências e Conquistas, que aborda o investimento do município do Rio em tecnologia para as escolas da Rede.

A publicação elenca ações como a Educopédia e o projeto Cineclube nas Escolas. As comemorações também incluem uma nova imagem visual e sonora, presente na TV, Web Rádio, Web TV e impressos da MultiRio. Além disso, a partir de 14 de outubro, haverá uma programação com produções especiais. No dia 18, aniversário de criação da Empresa, será feita uma homenagem ao idealizador e primeiro presidente da MultiRio, Walter Clark, quando um dos estúdios da casa receberá o nome do comunicador.

A empresa e suas produções

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a MultiRio atua com a premissa da articulação entre cidade e educação e vem se consolidando como a mídia educativa da cidade. A valorização da produção escolar, o foco nas crianças e jovens e em suas famílias e a oferta de produções educativo-culturais de qualidade ao público são frutos de um esforço pioneiro que se renova a todo instante.

Na TV, os primeiros produtos, lançados em 1995, destinavam-se aos professores e aos alunos, depois vieram opções que ampliavam o leque de temas para o cidadão carioca em geral. No total, foram mais de 4.200 programas produzidos ao longo desses anos, com destaque para a colaboração da comunidade escolar no conteúdo das produções da casa. O acesso ao acervo audiovisual da MultiRio está garantido nas escolas da Rede Municipal do Rio com a distribuição de cerca de 70 mil MultiKits. Na área de impressos, foram mais de oito milhões de jornais e revistas para professores e alunos, fascículos das séries audiovisuais e cerca de 300 mil livros produzidos desde o início das atividades da Empresa.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar