Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Inscrições abertas

As instituições interessadas em receber a programação têm até o dia 11 de outubro para se inscrever. Conheça os detalhes.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense, acaba de  lançar a convocatória da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que vai ocorrer de 26 de novembro a 20 de dezembro deste ano. O edital abre chamadas para locais de exibição, que poderão se inscrever até 11 de outubro.

Poderão participar da seleção e habilitação cineclubes; pontos de cultura; institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica; universidades; museus; bibliotecas, sindicatos; associações de bairros; telecentros; e quaisquer outras instituições que se habilitem a exibir os filmes da Mostra a parcelas da sociedade. Os locais de exibição habilitados poderão também realizar, se possível, sessões acessíveis de filmes com audiodescrição, dublagem e legendas e com tradução para Libras. A instituição habilitada receberá gratuitamente o kit contendo os filmes, inclusive os das sessões acessíveis no que se refere à audiodescrição, dublagem e legendas, a serem exibidos durante Mostra.

A 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é um evento que celebra há oito edições o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A mostra dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos na América do Sul. Os filmes serão exibidos em 26 capitais e no Distrito Federal. Mas, pelo primeiro ano, a mostra também será realizada em até mil espaços culturais pelo Brasil, assumindo um caráter descentralizador e democrático.

A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que desde 2008 são também selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais. A Mostra promoveu em edições anteriores homenagens ao projeto brasileiro Vídeo nas Aldeias, aos argentinos Cine Ojo (produtora) e Ricardo Darín (ator), ao documentarista Eduardo Coutinho, e suas recentes retrospectivas históricas tiveram por tema “infância e juventude”, “iguais na diferença” e “direito à memória e à verdade”.

A ficha de inscrição para as instituições interessadas está disponível no site http://culturadigital.br/cinedireitoshumanos/, e deve ser enviada no período de 26 de agosto a 11 de outubro de 2013. A inscrição é online e inteiramente gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 2629.9763 e (61) 2025.3732/3950.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar