Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Radialistas em prol da educação

no_ar_amarelo_kit_10

Segundo veículo de comunicação de massa de maior penetração no país – ele só perde para a televisão – o rádio continua sendo um forte aliado da educação. Que o digam os radialistas e todos os integrantes do projeto No ar: todos pela educação, desenvolvido desde agosto do ano passado. A proposta é muito simples: mensalmente, os radialistas, previamente cadastrados, recebem um kit com dados, informações, depoimentos de artistas e atletas, músicas e spots sobre um determinado tema atual que deve ser explorado na programação do dial. Neste mês de junho, o kit, que conta com a participação da atriz e apresentadora Regina Casé, do ator Rodrigo Lombardi e do cineasta Fernando Meirelles, debate o direito de aprender.

Objetivo do kit de junho é disseminar entre a população a informação de que todas as crianças e jovens têm direito à educação de qualidade e que é dever do Estado garantir escolas com bons profissionais e infra-estrutura adequada. O material incita a sociedade, e principalmente os pais, a cobrar por esse direito que está previsto na Constituição.
 
O kit também traz o boletim do Rádio pela infância, produzido pelo Unicef. Nesta edição, são abordados os resultados do relatório da Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009. Segundo o documento, o país conseguiu melhorar em todos os indicadores educacionais nos últimos anos, entretanto reduzir as desigualdades ainda é o principal desafio, sobretudo nas regiões de alta vulnerabilidade social.

Os kits são enviados para cerca de cinco mil rádios brasileiras. Mas, qualquer cidadão pode ter acesso ao material, que se encontra disponível gratuitamente na internet.

Idealizado pela Unesco, o projeto conta com o apoio do Grupo ABC, da agência DM9DDB e da produtora Friends Áudio, da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, das Associações Estaduais de Rádio e Televisão e do Grupo de Profissionais do Rádio.

Os kits já abordaram os seguintes temas:
– Eleições municipais
– A importância dos pais na educação
– A importância dos professores
– Balanço 2008 e feliz 2009
– Novos prefeitos e secretários
– Volta às aulas
– Educação Infantil
– Participação da comunidade
– Abandono

Confira o material e o projeto no site

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar