Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Promessas de um novo mundo: o conflito religioso no Oriente Médio pelo olhar das crianças

Para entender um pouco mais sobre o conflito entre Hamas e Israel.

Diante do triste conflito que começou no sábado, dia 7 de outubro, entre o grupo Hamas e Israel, a revistapontocom se solidariza com as famílias das vítimas de ambos os lados. E reforça a importância da união entre os povos, do respeito às diferenças e da busca pela paz.

Neste sentido, indicamos para jovens e adultos o filme Promessas de um novo mundo, de Justine Arlin, Carlos Bolado, B.Z. Goldberg (Israel/EUA/Palestina, 2001). O filme conta a história de sete crianças judias e palestinas de Jerusalém, com idades entre oito e 13 anos. Apesar de morarem muito próximos uns dos outros, eles vivem em mundos completamente diferentes e têm visões distintas sobre os conflitos religiosos no Oriente Médio.

O filme mostra a rotina de cada uma delas. Ao serem entrevistadas, as crianças contam como se posicionam em relação às pessoas de outra religião. Todas estão interessadas em provar que são os verdadeiros donos da terra. Entre os depoimentos, as experiências com a violência na região, o medo da guerra e a morte.

Irmãos judeus conversam sobre o fato de terroristas explodirem pelo menos um ônibus por ano na cidade. Uma menina palestina fala emocionada da carta que escreveu para seu pai, preso há muito tempo pela polícia israelense. A carta não foi entregue a ele nem em seu aniversário. Meninos judeus e palestinos contam histórias de amigos e parentes mortos em conflitos.

E, apesar das diferenças, os diretores conseguem marcar um encontro entre crianças das duas religiões em um clima de curiosidade, respeito e alegria. Durante uma tarde eles brincam, conversam e deixam de lado o preconceito mútuo. Cada criança fala de seus sonhos e esperanças e da vontade de se reencontrarem. Trata-se de uma co-produção dos Estados Unidos, Israel e Palestina. O documentário recebeu o prêmio de Melhor filme na escolha do público no Festival Internacional de Roterdã de 2001 e traz uma nova e emocionante abordagem do conflito para o público.

(com informações de Dominique Valansi)

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar