O Brasil sediou, pela primeira vez, o Prix Jeunesse Ibero-americano, evento bianual que tem o objetivo de premiar produtos audiovisuais dirigidos para crianças e adolescentes. Entre os dias 12 e 15 de outubro, produtores, pesquisadores e especialistas na área de produção de mídia para o público infanto-juvenil se reuniram em São Paulo para avaliarem os produtos inscritos nas categorias competitivas.
Além da exibição e premiação dos vídeos (clique aqui e veja a relação dos vencedores), o Prix Jeunesse Ibero-americano contou com a realização de debates e seminários. A coordenação do encontro disponibilizou, no You Tube, vídeos que trazem um pouco das discussões. A revistapontocom selecionou alguns e os disponibiliza, abaixo, a fim de compartilhar as experiências trocadas no evento.
Confira:
– Alisson Pedro (Habbo) e Anna Valenzuela (Migux) falam sobre redes sociais para crianças e adolescentes e dos cuidados de se produzir conteúdos na web para esse tipo de público. Também estavam na mesa Silvia Lovato (PBS kids Go!) e Annick Hellger (Siebestein web)
– Jan Willen Bult, chefe de programação infanto-juvenil e diretor de criação da TV KRO, Holanda. Premiado quatro vezes pelo Prix Jeunesse internacional, é escritor de histórias e roteiros para o cinema, séries de TV e livros infantis. É membro da União Européia de Radiodifusão (EBU) e supervisor do projeto “Item Exchange” na América Latina
– Adelaida Trujillo. Produtora e diretora fala do seu trabalho como uma das moderadoras do festival. Adelaida co-dirige a Citurna Producciones e a Fundacíon Imaginario. Integra o grupo gestor do Compromisso Nacional por una Televisión de Calidad para la Infancia en Colombia e é membro da Alianza Latino Americana (ALA)
– Entrevista com Annick Hellger, da Siebenstein web
– Organizadora do encontro fala sobre o objetivo do festival