Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O futuro do livro é o livro

Inscrições abertas para o seminário comemorativo dos 20 anos da Editora Fiocruz. Acesse a ficha de inscrição e veja a programação.

A Editora Fiocruz está com inscrições abertas para o seminário ‘O futuro do livro é o livro’, que será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. O evento é gratuito. A ficha de inscrição está disponível  aqui. As vagas são limitadas. O seminário, que celebra os 20 anos da Editora, ocorre em momento oportuno, quando muito se tem falado sobre o ‘fim’ do livro. Contrariando as previsões mais pessimistas, o mercado editorial se mantém firme, embora necessite cada vez mais investir em estratégias para compreender as necessidades e atender às expectativas do leitor contemporâneo. Discutir essas questões é o objetivo central do seminário, que reunirá nomes de peso de variados campos do saber.

Na conferência de abertura, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa, abordará a formação de autores e leitores no âmbito da valorização da cultura do livro. Novas tecnologias, acesso livre, a produção coletiva do conhecimento e o livro como bem cultural são outros temas que estarão em destaque durante o seminário (confira a programação completa).

O convidado internacional John B. Thompson, professor de sociologia da Universidade de Cambridge, falará sobre o estudo que originou o livro Mercadores de Cultura, recém-lançado em português pela Editora Unesp. Thompson parte do diagnóstico de que uma conjunção de pressões econômicas e tecnológicas vem forçando as editoras a alterar suas práticas e a refletir profundamente acerca do futuro dos livros. O pesquisador contextualiza historicamente esses desafios e analisa as transformações do mercado editorial, dissecando os papéis de publishers, agentes e livreiros, entre outros. A palestra do professor de Cambridge terá tradução simultânea.

O evento contará, ainda, com as presenças da presidente da ABL, Ana Maria Machado; do diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Lívio Amaral; do secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto; e do presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), João Canossa, também editor executivo da Editora Fiocruz. A Fiocruz também estará representada por seu presidente, Paulo Gadelha, e pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima.

Ao final do seminário, serão emitidos certificados aos participantes e haverá coquetel de lançamento de livros. Mais informações sobre o evento pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (21) 3882-9041 e (21) 3882-9039.

BAIXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO
BAIXAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar