Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

NAVE Recife recebe Ariano Suassuna

Promovido pelo Departamento de Mídiaeducação/planetapontocom, encontro emociona estudantes e resgata a valorização da cultura.

Por Roan Saraiva
Fotos – Lorena Taumaturgo

Um momento inesquecível e inspirador. Foi assim que os alunos da Escola Técnica Estadual Cícero Dias – Núcleo Avançado em Educação (NAVE), localizada em Boa Viagem, Recife, definiram o encontro que tiveram com o dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna. Prestes a completar 87 anos, Suassuna visitou a escola no dia 15 de maio.

Os estudantes estavam agitados e ansiosos. Não era à toa. Ha cerca de um mês, eles tinham mergulhado a fundo na pesquisa da vida e obra do escritor. Num auditório lotado, com 180 estudantes, Suassuna falou de tudo um pouco: tecnologia, literatura, escolhas profissionais e de suas aventuras da infância e adolescência antes de ir morar em Pernambuco. Aplaudido por toda a escola, Suassuna se emocionou quando os estudantes cantaram o hino do time de coração dele, o Sport Clube de Recife.

Muitos estudantes, fãs de Suassuna por causa da paixão de seus respectivos pais, se emocionaram com as histórias do dramaturgo. Com um exemplar do livro Auto da Compadecida autografado nas mãos, Vinícius Guilherme da Silva, 16 anos, estava radiante. “Esse aqui é para o meu pai. Ele é muito fã dele. Sempre me contou o quanto o Suassuna é uma pessoa simples. Fiquei emocionado e tímido ao me dirigir ao mestre, mas consegui o autógrafo. Vou dar ao meu pai de presente”, comemorou o estudante.

O encontro com Ariano foi produzido pela OSCIP planetapontocom, que supervisiona o Departamento de MídiaEducação do NAVE Recife, com o apoio da Rede Globo Nordeste, por meio da diretora de jornalismo, Jô Mazzarolo.

Segundo a presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo, o encontro com Suassuna faz parte de uma estratégia de enculturamento dos jovens. “Pensamos que para agir globalmente se faz necessário, cada vez mais, reconhecer e descobrir nossas raízes, nossa cultura local. É desta forma que o planetapontocom trabalha e vem oportunizando esses encontros para e com os estudantes”, destaca.

Repercussão do encontro:

Marília Renata – estudante do curso de multimídia
Passamos um bimestre estudando-o, e quando chegou o momento da aula-espetáculo, parecíamos pessoas inexperientes no assunto “Ariano”. Não foi uma simples peça ou até mesmo aula: foi vida encantada por palavras de poeta. E há coisa mais bela que poeta narrando vida? Nos sentimos dentro de um romance dele, quando descreveu o momento em que conheceu sua esposa. Um mestre, poeta, simples sertanejo paraibano contador de histórias.

Saionara Santos – estudante do curso de multimídia
São poucos os jovens que têm a oportunidade de ter contato direto com grandes escritores e contribuintes da cultura nordestina. Estar com Suassuna foi uma grande honra. Poder ver de perto aquele que por muitas vezes me inspirou a escrever e me emocionou com suas obras… foi fabuloso.Não pude conter a emoção ao vê-lo sorrindo, enquanto ouvia o poema recitado pelos monitores de mídia.

Juliana Gusmão – estudante do curso de multimídia
Gostei muito da palestra dele. Foi engraçada e divertida. Um jeito de saber e aprender um pouco mais sobre a vida desse grande escritor. A forma como ele interpretou poemas foi muito bonita e prendeu a atenção de todos. Além de compartilhar o gosto pela poesia, compartilhamos a paixão incorruptível e o amor pelo mesmo time, um momento único na minha vida que vou levar para sempre em meu coração.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar