Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Guia mais educomunicação

Publicação quer fortalecer as atividades da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores.

Com o objetivo de fortalecer e encaminhar as atividades do projeto Mais Educomunicação, que visa fortalecer as ações da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc), presente em escolas públicas brasileiras, foi lançado o Guia mais educomunicação: orientações, conceitos e metodologias para subsidiar as ações. A publicação é resultado de uma parceria entre a Renajoc, a organização social Viração Educomunicação e o Instituto C&A, por meio do programa Redes e Alianças.

Acesse aqui o guia

A proposta do projeto Mais Educomunicação é fazer com que os estudantes participem do processo de democratização da comunicação no Brasil, contribuindo com o monitoramento e a incidência nas políticas públicas de educomunicação. Cada núcleo formado comportará dez adolescentes. Os alunos receberão formações quinzenais em direito humano à comunicação, educomunicação e produção de conteúdos de comunicação a partir da perspectiva do adolescente sobre sua realidade e comunidade.

O guia está dividido em 11 capítulos, que abordam desde os conceitos de educomunicação e direito humano à comunicação até roteiros de como montar produtos de comunicação – jornal mural, fanzine, funpage, podcast, estêncil, blog, transmissão on-line, vídeo de bolso, flashmob, web-rádio, entre outros. A publicação também contempla conteúdos específicos sobre avaliação e prestação de contas do projeto de educomunicação.

A Renajoc foi criada em 2008, durante o I Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicadores promovido pela ONG Viração Educomunicação. A rede integra ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o direito humano à comunicação. Para tanto, o projeto incentiva que eles realizem coberturas colaborativas de eventos relevantes para os adolescentes e jovens e participem de debates nacionais sobre adolescência, juventude e comunicação.

A Viração Educomunicação foi criada em 2003, com o objetivo de fomentar e divulgar processos e práticas de educomunicação e mobilização entre jovens, adolescentes e educadores, para a efetivação do direito humano à comunicação e para a transformação socioambiental.

O programa Redes e Alianças do Instituto C&A busca promover a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre organizações e pessoas, de modo a contribuir para a garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes no Brasil.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar