Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Fórum Pensar a Infância

Narrativas, mercado e educação são os três temas centrais do evento. Inscrições abertas.

A coordenação do 5º Fórum sobre Políticas, Narrativas e Linguagens do Cinema Infantil no Brasil divulgou a programação do evento, marcada para os dias 21 a 24 de outubro. O evento que contará com três módulos – narrativa, mercado e cinema educação – será realizado no espaço Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro. O fórum integra as atividades do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). 

Mais informações e inscrições no site (www.fici.com.br) ou através do email [email protected]

A revistapontocom publica, abaixo, a programação ainda em fase de ajustes.

Confira:

Dia 21 de outubro, segunda-feira
18h – Abertura oficial – celebrando a 5° edição do Fórum Pensar a Infância, damos boas vindas ao público do evento exibindo um painel com alguns dos mais significativos movimentos de políticas internacionais em prol do audiovisual para crianças. O intuito é  valorizar ações positivas, bons exemplos a serem cultivados.  Reforçando esta ideia, daremos um passo a diante debatendo junto aos nossos principais representantes dos órgãos públicos de cultura, caminhos que optamos em transitar. O Fórum Pensar a Infância aproveita o momento pela busca por qualidade e diversidade na produção nacional de cinema para crianças e anuncia os vencedores do 6° Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

Dia 22 de outubro, terça-feira
Módulo Narrativas
10h – Painel Roteiro e Direção de Atores – O módulo Narrativas, conduzido pela diretora Rosane Svartman, propõe, através de seus convidados, a apresentação de painéis sobre diferentes modos de se contar uma história que faça com que crianças se aproximem e se identifiquem com o filme que esta sendo exibido na tela. Debatendo acertos e metodologias, o foco do módulo narrativas está na construção de roteiros e na direção de atores na hora de se colocar uma criança em cena.
14h30 – Sessão Narrativas – após exibição de curtas-metragens, uma conversa com diretores e roteiristas dos filmes exibidos.

Dia 23 de outubro, quarta-feira
Módulo Mercado
10h – Painel mercado audiovisual para crianças – Analisando casos bem sucedidos no mercado audiovisual brasileiro, o módulo Mercado propõe, com intermediação de Vanessa Fort, um diálogo entre produtores e plateia. O intuito é promover debates sobre o mercado interno, políticas de circulação e, especialmente, sobre as necessidades de adaptação da indústria para atender as demandas de um público alvo que está constantemente em busca de novidades.
14h30 – Sessão Mercado – após exibição de curtas-metragens, uma conversa com produtores dos filmes exibidos.

Dia 24 de outubro, quinta-feira
Módulo Cinema e Educação
10h – Painel Cinema e Educação – Mostrando diferentes formas de abordagens do audiovisual como instrumento de apoio ao aprendizado, o módulo Cinema e Educação com intervenções de Ana Dillon, vai debater limites e possibilidades do cinema como recurso de apoio à Educação dentro e fora da sala de aula. Compartilhando desafios didáticos, metodologias de ensino e reforçando um diálogo possível entre as crianças e a sétima arte, o módulo  é um exercício de reflexão do uso dessas ferramentas em sala de aula.
14h30 – Sessão Cinema e Educação – após exibição de curtas-metragens, uma conversa com os realizadores dos filmes exibidos.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar