Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Food Revolution Day

Comemore a data promovendo uma exibição pública do filme que revela como anda a alimentação das crianças.

No dia 17 de maio, será comemorado o Food Revolution Day, promovido pelo chef britânico Jamie Oliver. O evento tem o objetivo de estimular a reflexão sobre como nos alimentamos.As três premissas propostas pelo chef são “Cozinhe, compartilhe e vivencie”, e a ideia é realizar atividades em todo o mundo defendendo a boa alimentação e o hábito de cozinhar.

Para celebrar a data, o Instituto Alana está sugerindo que as pessoas se reúnam e realizem uma exibição pública – que tal na escola de seu filho – do documentário Muito Além do Peso (2012), da cineasta Estela Renner, que trata de um tema bastante preocupante: uma em cada três crianças brasileiras já está com sobrepeso, e cerca de 15% são obesas. Repensar a forma como nos alimentamos, por meio do Food Revolution Day pode ser um bom começo. O filme pode ser baixado da internet gratuitamente.

Para orientar os interessados, o instituto desenvolveu um passo a passo, com todos os detalhes, que a revistapontocom republica aqui.

PASSO A PASSO

Antes da exibição

1 – Escolha o local: Pode ser uma sala de aula, um espaço onde você trabalha, a biblioteca ou centro cultural que frequenta, um auditório, uma livraria, ou até mesmo uma praça de sua cidade. O importante é garantir que os convidados terão um local confortável para se sentar. Além disso, o local precisa ter energia elétrica para o equipamento de projeção.

2 – Providencie os equipamentos e materiais: Você precisará de um projetor e um espaço para exibir o filme – uma parede branca, tela ou até mesmo um lençol branco podem fazer esse papel. Além disso, também será necessário um aparelho de DVD ou computador, e um sistema de alto-falantes. Verifique o tipo de arquivo compatível com seu equipamento e faça o download do Muito Além do Peso. No caso de um evento pequeno e mais informal, uma TV pode dar conta do recado. Além dos equipamentos eletrônicos, é sempre bom ter à mão papel e caneta, para que as pessoas que quiserem possam fazer anotações. Avalie também a necessidade de um flip-chart e canetões.

3 – Data e horário: é muito legal termos o maior número possível de exibições acontecendo no dia 17 de maio, mas se você não conseguir neste dia, não se preocupe! O importante é que o tema seja discutido. Com relação ao horário, leve em conta o público que pretende. Se você pretende convidar algum palestrante para falar após o filme, lembre-se também de levar em conta a agenda do convidado.

4 – Divulgue: Use todas as formas que puder para divulgar seu evento: facebook, twitter, boca-a-boca, e-mail, cartazes, filipetas, etc. A divulgação em veículos de comunicação de sua cidade também é interessante, porque ajuda a atingir mais pessoas e a dar maior visibilidade para o evento. Se houver um espaço para crianças e ajudantes disponíveis para cuidar dos pequenos durante o evento, não se esqueça de deixar registrado nos materiais de divulgação.

5 – Prepare-se: É importante que você conheça o tema e o filme antes de realizar o evento. Você pode assisti-lo antes e tomar nota de situações, pontos importantes, dúvidas e ideias de exemplos concretos que tiver.

6 – Prepare os palestrantes convidados: se você decidir convidar especialistas para palestrar após o filme, é importante enviar antecipadamente o link do filme e outros materiais que você vá utilizar, para que eles possam se preparar.

7 – Prepare seus ajudantes: dependendo do tamanho do evento e do tipo de público esperado, é possível que você precise de ajuda no dia do evento. E é importante que seus ajudantes estejam preparados e saibam qual será o papel deles no dia do evento: se vão recepcionar os palestrantes convidados, se vão recepcionar o público, se deverão cuidar das crianças enquanto os pais participam do evento, se devem coletar as perguntas por escrito, etc. Combine também se os ajudantes devem chegar antes do horário do evento, para ajudar na preparação do espaço.

No dia

1. Prepare o local: Confira se o equipamento necessário para apresentação está disponível e se tudo está funcionando perfeitamente. Verifique se os outros materiais que você vai utilizar estão ok, e se há água a disposição dos palestrantes e ajudantes.

2. O evento: comece se apresentando, agradecendo a presença do público e dos palestrantes. É importante também agradecer o apoio dos ajudantes e da instituição que cedeu o espaço para a realização do evento. Se puder, registre o evento com fotos e/ou vídeos.

3. Lista de presença: Muitas iniciativas bacanas e trocas de experiência surgem após esse tipo de eventos! Por isso, pode ser interessante circular uma lista entre os presentes, para que vocês possam manter contato.

Depois

1. Mantenha a rede ativa: se o público que participou do seu evento estiver interessado, vocês podem manter contato e organizar outras iniciativas e outros Cine Debates, por exemplo.

2. Divulgue os resultados: uma ótima maneira de estimular outras pessoas a realizar seus próprios eventos é contando como o seu foi bacana! Por isso, espalhe por aí as fotos e relatos que você tiver coletado. Facebook, Twitter e blogs são ótimas ferramentas para isso. E não deixe de nos contar como foi a sua experiência: [email protected]

 

 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar