Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Educação sexual gera polêmica

Enquanto que no Brasil sexo é tema recorrente de novelas e reality shows sem nenhum tipo de constrangimento, por parte de seus autores, para com crianças e adolescentes, no Paquistão um livro que se propõe a educar jovens muçulmanos sobre o sexo – sem desrespeitar a doutrina islâmica – causa polêmica.

De acordo com a BBC Brasil, a obra, cujo título inglês é Sex Education for Muslims, (em tradução literal, Educação Sexual para Muçulmanos, foto ao lado), foi escrita pelo psiquiatra Mobin Akhtar, de 81 anos. Os ensinamentos do médico vêm acompanhados de citações do profeta Maomé e do Alcorão.

Akhtar diz que a ausência de discussão sobre sexo no Paquistão teve sérias consequências no país. Ele contou que decidiu escrever o livro após ter observado o problema no exercício de sua profissão.”Adolescentes, especialmente meninos, quando alcançam a puberdade, pensam que as mudanças que chegam com a puberdade são algum tipo de doença. Começam a se masturbar e ouvem que isso é muito perigoso para a saúde, e que é pecaminoso, muito pecaminoso”, destaca.

O médico disse ter visto casos onde os adolescentes, sem compreender o que estava acontecendo com seus corpos, ficaram deprimidos e até cometeram suicídio. “Eu próprio passei por essa fase com todas essas preocupações, e não existe ninguém para lhe explicar que não é isso, que essas percepções são errôneas. Somente quando eu entrei para a faculdade de medicina descobri que eu estava enganado”, confessa.

Akhtar disse que ainda hoje, no Paquistão, muitos médicos não discutem temas sexuais abertamente, e professores e pais acham o assunto constrangedor. Não existe educação sexual em escolas do governo. Na cultura paquistanesa, o assunto sexo não é considerado apropriado. Falar sobre o tema é visto como algo que poderia encorajar jovens a se comportar de forma “não islâmica”.

“Me perguntam quando a educação sexual deveria ser iniciada e eu respondo, assim que a criança puder falar. Elas deveriam aprender os nomes dos genitais da mesma forma como aprendem os nomes das mãos, olhos, orelhas e nariz.Quando ficam um pouco maiores e perguntam de onde vem uma criança, você pode responder. Isso não torna a criança sexualmente ativa ou imoral”, afirma.

Entre as citações do Alcorão incluídas no livro de Akhtar está a seguinte: “Você pode ter relações sexuais à noite com suas esposas durante o mês de jejum. Elas são tão íntimas para você como suas próprias roupas, e vice-versa”. (Alcorão, Surah Baqra, Verso 187)
Entre vários tópicos, Akhtar aborda os ensinamentos islâmicos sobre masturbação, problemas conjugais e como um homem deve se lavar após ter relações sexuais de forma a ficar limpo o suficiente para fazer suas orações.

Fonte BBC-Brasil

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar