Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Doutora brinquedo

Chris Nee, criadora e produtora da série, se inspirou nas idas e vindas de seu filho ao médico.

Com informações do Público PT

Chris Nee inventou a série Doutora Brinquedos (Doc McStuffins) porque é mãe. A ideia de criar uma série de animação sobre uma menina de seis anos que cura brinquedos, bonecos e bichos de pelúcia surgiu quando diagnosticaram que o seu filho, Theo, tinha asma. A criadora e produtora da série conta que foram horas e horas de médicos e noites no hospital e que em todos os momentos queria tornar o processo menos penoso. Uma noite, por exemplo, a mãe encontrou o filho sentado na cama sem conseguir respirar. A criança foi de ambulância para o hospital e passou toda a noite lá. Um susto para os dois.

“Como mãe de uma criança doente, tudo o que queremos no mundo é fazer com que ela se sinta melhor, mais segura, mais confortável, com menos medo. E fazemos tudo para que isso aconteça. Tudo, completamente. Eu fiz uma série de televisão”, escreve a produtora em seu artigo A série de televisão que fiz para o meu filho.

A série nasceu, justamente, para ajudar as crianças a sentirem menos ansiedade diante dos médicos. Quando a Doutora Brinquedos põe o estetoscópio, algo mágico acontece: os brinquedos ganham vida e a protagonista pode se comunicar com eles, até com os dos seus amigos e de outras crianças da vizinhança.

A série também busca promover um estilo de vida saudável e hábitos de higiene. “Quisemos explorar temas da Medicina e os medos das crianças, mas também promover hábitos de vida saudáveis, como fazer exercício e praticar uma boa alimentação. Estas mensagens são parte da série. Sabemos que ela está tornando a ida ao médico mais fácil”, diz Chris Nee.

Theo tem hoje sete anos e vive em Los Angeles, Califórnia, com a mãe. O menino e a personagem cresceram juntos. Graças a série, Theo já não tem medo de ir ao médico. Uma vez, quando ainda tinha apenas cinco anos, o pediatra disse que ia medir a pressão arterial. Apesar de inicialmente ter ficado apreensivo, Theo lembrou-se que já tinha visto a Doutora Brinquedos fazer o mesmo com um dos bonecos. Ele diz que isso lhe deu confiança. “Foi um momento comovente para mim e tenho certeza que para ele também”, conta a mãe.

Sucesso entre as meninas
Cada episódio apresenta duas histórias com 11 minutos de duração, onde a doutora e seus amigos fazem o diagnóstico da situação e cuidam do brinquedo adequadamente. Os personagens e temas apresentados estão relacionados aos pequenos telespectadores e têm o objetivo de aliviar a tensão das crianças perante a eventual ida ao médico ou a necessidade de remover uma simples farpa. Muitas das histórias abordam especificamente o tipo de situações enfrentadas pelos pais com seus filhos no que diz respeito à saúde, higiene e cuidados médicos.

Em Portugal, a série completa um ano de transmissão, via o canal Disney Junior. É o segundo programa preferido das meninas até os cinco anos de idade. A segunda temporada começa em janeiro. No Brasil, é exibida desde junho de 2012.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar