O shopping Fashion Mall, um dos templos do consumo do Rio de Janeiro, vai sediar um debate no mínimo curioso. No dia 16, a Livraria Cultura Shoppping Fashion Mall vai exibir o documentário Criança, a alma do negócio. Dirigido por Estela Renner, o documentário mostra que a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade.
“A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada”, destaca o site do Instituto Alana, um dos patrocinadores do evento.
A exibição do filme começa às 19h30. Às 20h30, haverá um debate com Luiz Eduardo Rodrigues de Carvalho, coordenador do Laboratório de Vida Urbana, Consumo e Saúde da UFRJ; Nádia Rebouças, publicitária e especialista em comunicação; e Regina de Assis, consultora em mídia e educação. O evento é gratuito. O Shopping Fashion Mall fica na Estrada da Gávea, 899, São Conrado.
Para quem ainda não viu o documentário, a revistapontocom traz, abaixo, a obra na íntegra.