Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Conexão sem fio em todas as escolas do Rio

Por Marcus Tavares

Melhor equipar e conectar as 1.063 escolas da Prefeitura do Rio. No que diz respeito à informática, estas são algumas das principais metas da Secretaria Municipal de Educação do Rio para os próximos dois anos. Na cerimônia de entrega dos certificados aos professores aprovados no 1º Curso Virtual Por Dentro dos Meios, realizada neste sábado, no Centro Coreográfico da Cidade, o subsecretário de  Projetos Estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio, Rafael Parente, afirmou que até o final deste ano as escolas  da rede terão acesso, sem fio, à internet e que 90% das unidades contarão com laboratórios de informática, até dezembro de 2011.

“Mas não é só isso. Dentro do programa Escolas do Amanhã, iniciaremos a compra de notebooks. A ideia é que cada aparelho possa ser utilizado por até três alunos. Trabalhamos em três frentes: infra-estrutura e manutenção, capacitação dos professores e conteúdo”, destacou.

veja as fotos da cerimônia

Para Rafael, o 1º Curso Virtual Por Dentro dos Meios, idealizado e produzido pelo planetapontocom e oferecido aos professores da rede municipal do Rio por meio da MultiRio, é uma das estratégias da Secretaria de Educação do Rio para fomentar e possibilitar a capacitação dos profissionais de ensino.

Meta alcançada na avaliação da presidente da MultiRio, Cleide Ramos. “Foi uma experiência de educação à distância piloto e como tal precisa de alguns ajustes. Mas foi uma ação altamente positiva para a Secretaria Municipal de Educação, para a MultiRio e para os professores que puderam vivenciar a prática de elaboração de projetos, repensar o currículo, trocar ideias com outros profissionais e explorar a sala de aula como espaço de comunicação. Nosso objetivo de qualificar tecnicamente e conceitualmente os professores foi atingido”, disse.

De acordo com a presidente da MultiRio, os professores também puderam refletir, analisar e aplicar, em suas realidades, atividades midiaeducativas condizentes com o dia a dia de seus alunos. Devido a importância do tema na atual sociedade, Cleide Ramos adiantou que a MultiRio estreia na próxima semana dois novos programas: Por Trás da Cena e Entre Mídias. Os projetos têm o objetivo de revelar os bastidores das produções audiovisuais e debater sobre os impactos e efeitos da narrativa na sociedade.  

Professores cursistas

Cento e cinco professores do Ensino Fundamental  concluíram e foram aprovados no 1º Curso Virtual Por Dentro dos Meios. Composto de 12 aulas à distância, o curso foi elaborado pela equipe do planetapontom. Os alunos contaram com o auxílio de tutores no desenvolvimento das aulas e das atividades propostas. Como trabalho final, tiveram que apresentar um projeto de midiaeducação.

Para Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom, o curso foi criado para contribuir e requalificar a educação e, consequentemente, o trabalho do professor, seja no âmbito público e privado, frente às mídias.

“Faça de sua escola algo que esteja de acordo com o tempo e o espaço de seus alunos”, destacou Joyce Prado, coordenadora do Curso Virtual Por Dentro dos Meios, na cerimônia de entrega dos certificados.

Denize de Araújo Abrantes, professora do Ciep Professor Manoel Maurício Albuquerque, antes de receber o certificado já aprendeu a lição.  A partir das aulas do curso, ela resolveu com sua turma de portadores de necessidades especiais trabalhar a Declaração Universal dos Direitos das Crianças.

Diversas linguagens midiáticas foram utilizadas para desenvolver o projeto, que fez com que meninos e meninas (re)descobrissem seus direitos dentro da sociedade. Hoje, quem visita a escola vê importância que o projeto teve para os alunos. Uma das paredes da escola foi recriada – por eles – com desenhos, pinturas e dizeres sobre direito e cidadania. Uma aula e tanto.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
katia maria fiuza cislaghi
katia maria fiuza cislaghi
13 anos atrás

Muito me orgulha ter a Professora Denize citada nesta revista como integrante do excelente grupo de professores do CIEP Manoel Maurício de Albuquerque, o qual sou gestora. Costumo incentivar os professores a realização de cursos dessa importância e quero deixar registrado que outra professora de nossa U.E, também concluiu esse corso com sucesso, a professora Joseane. Parabéns a todas!

Alessandra Aparecida Braga Maia
Alessandra Aparecida Braga Maia
14 anos atrás

Olá, bom dia!!!
Sou Professora de Educação Integral e me interessei pela formação dada pela revista.com (1º Curso Virtual Por Dentro dos Meios). Como faço para participar também?
Desde já, agradeço a atenção,
Muito Obrigada.

Maria Luce Carvalho.
Maria Luce Carvalho.
14 anos atrás

Boa noite!
É com grande felicidade que leio e participo das conquistas da área de Educação, crescimento e atualização dos professores e alunos. O Brasil precisa conhecer essas mudanças e esse avanço tecnológico na rede escolar do Rio, e com cautela tentar copiar ajustando a realidade de cada região. Acredito muito também, na escola com tempo integral, seria maravilhoso darmos aos alunos e alunas do Brasil, horário integral, pela manhã aula e a tarde atividades diversificadas ou aula a tarde e pela manhã atividades. Terapia ocupacional integral já! Vamos tirar nossas crianças da rua, das atividades impróprias e das mãos das pessoas que não tiveram a chance de crescer com a educação. Pra frente Brasil! Vamos ler, escrever, entender o que ler, interpretar e aprender a fazer as melhores escolhas para a nossa vida e para esse Brasil que está nascendo.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar