Dois milhões. Esta é a estimativa de vales-ingresso de cinema que serão distribuídos para alunos e professores da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. O objetivo é da terceira edição do projeto Cinema para Todos, promovido desde 2008 pela Secretaria de Estado de Cultura e de Educação do Rio de Janeiro. A nova fase do programa será lançada em setembro. O anúncio foi feito por Julia Levy, Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio, na última sexta-feira, dia 19, durante o Fórum Pensar a Infância, encontro que faz parte da programação do 9º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).
Segundo Julia, o projeto já levou às salas de cinema cerca de 700 mil estudantes, unindo o cinema nacional e o público jovem. “Não só na região metropolitana do Rio, mas pelo interior do Estado também”, afirmou. Na última edição, o projeto alcançou 26 municípios.
A terceira fase do projeto também contará com as chamadas oficinas de vídeo-interatividade, na qual os estudantes são convidados, a partir de uma capacitação, a produzir um vídeo, utilizando as ferramentas digitais. Os vídeos produzidos têm como meta abordar a cultura audiovisual local, trazendo à tona as diversas formas de manifestação.
Além dos vales, as escolas também podem solicitar sessões especiais para grupos de alunos. É preciso agendar pelo telefone: (21) 2220-3638 e 2262-4309 ou por meio do e-mail: [email protected].
Confira os vídeos produzidos neste ano
– O dia em que a escola parou
– Santas profissões
– Do fim ao começo
– Liberdade para sair do armário
– Luz, câmera e Break
– Rocinha surf escola: um ensino de vida
– Você é o que você veste ou você veste o que você é?
– Picadeiro nosso de cada dia
– Escola sem parede
– Desenhando a realidade
– Música é a voz da alma!
– Público e particular: todos no vestibular?
– Campo Grande: metamorfose ambulante
– Insustentável
– No limite do preconceito