Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Ação coletiva coletará resíduos na Baía de Guanabara neste sábado

Mutirão de limpeza tem como objetivo recolher mais de 20 toneladas de resíduos nas águas da Baía e em seu entorno

Foto: Divulgação/OEOO Rio

Preocupada com a crescente poluição que afeta a Baía de Guanabara, a ONG One Earth One Ocean (OEOO Rio), que atua no território fluminense há cinco meses, decidiu unir forças para realizar um grande mutirão de limpeza das águas e do entorno da Baía. O evento, batizado de Guaná-Pará (seio-mar, em tupi), acontece no dia 19 de dezembro, a partir das 6h, em diversos pontos: Ilha do Governador (Zumbi, Bancários, Tubiacanga, e praias da Bica, Cocotá e da Onça), Magé, Itaboraí e Ramos.

O objetivo é recolher mais de 20 toneladas de resíduos nas águas da Baía e em seu entorno. Todos os resíduos recolhidos serão separados e destinados de acordo com as especificidades de cada material. Haverá reciclagem, coprocessamento, e destinação adequada, como unidade de tratamento de resíduos perigosos.

“Estimativas apontam que cerca de 90 toneladas de resíduos são despejadas por dia nas águas da Baía de Guanabara.  É urgente readaptar a estrutura de coleta de resíduos às necessidades da população e aumentar a conscientização da população do entorno e das empresas que ali atuam. Com esta ação, queremos mostrar que juntos podemos transformar esta realidade”, conta Laura Kita Kejuo, diretora da OEOO no Brasil.

Divulgação/OEOO

Ao todo, 160 pescadores artesanais de diferentes colônias participarão do mutirão atuando no mar. Já em terra, voluntários da ONG Limpar o Mundo e Route Brasil trabalharão na coleta de resíduos. A ação conta ainda com outros parceiros: Black Forest Solutions, Projeto Uçá, Instituto BVRio, Cleanhub, Oceano Resíduos, Wolven, Coletivo Lixo Zero Rio de Janeiro e coprocessamento nos fornos de cimento da LafargeHolcim – Geocycle, como forma de recuperação da energia térmica e matérias-primas contidas no resíduo.

“Ações individuais são importantes, mas só o coletivo faz a diferença. Coletivo une e pressiona. Essa ação é importante para a história da Baía de Guanabara, pois une projetos de diferentes frentes e beneficia a todos os moradores e moradoras da cidade do Rio”, afirma Thaiane Maciel, fundadora do movimento Limpar o Mundo. 

“Queremos mostrar ao poder público, ao setor privado e à população em geral que com cooperação e esforço coordenado é possível limpar a Baía. Uma ação com vários integrantes gera mais impacto do que dados no papel. Se podemos tirar 20 toneladas de lixo manualmente, imaginem o quanto ainda não está na Baía?”, conclui Laura.

A ação acontece ao ar livre e segue todas as recomendações de higiene e isolamento. Máscaras e álcool gel estarão disponíveis para todos os participantes e seu uso será obrigatório. Cada colônia de pescadores trabalhará entre pares, assim como os grupos de voluntários espalhados pelas praias para evitar qualquer forma de aglomeração e/ou contato com desconhecidos.

Sobre a OEOO
A One Earth One Ocean é uma ONG de origem alemã que lida com a proteção do meio ambiente, sobretudo com a proteção costeira e das águas. A associação atua em três frentes de ação: limpeza de oceanos e rios, educação e pesquisa sobre o lixo marinho, tanto nacionalmente como internacionalmente, a fim de alcançar uma mudança no comportamento global em relação ao lixo (plástico).

Atuando no Rio de Janeiro desde agosto, a OEOO Rio está desenvolvendo um projeto de coleta de resíduos flutuantes e costeiros em parceria com os pescadores da Colônia Z10, na Ilha do Governador, além de atuar na gestão de resíduo domiciliar e educação ambiental na mesma região. Todo o material coletado é sempre separado e enviado para destino ambientalmente adequado. Em paralelo, a equipe da OEOO pretende aprofundar projetos de educação ambiental, além de estreitar parcerias com outras ONGs e institutos de pesquisa da região.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar