Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Carta cheia de emoções

Escrever uma carta a um familiar contando sua experiência da Covid-19. Esta é a tarefa dos estudantes – até 15 anos – que desejam participar do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens. Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar. Inscrições até o dia 26 de março.

As redações devem ser do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa. Devem ser apresentadas em forma de carta alinhada ao padrão internacional, devendo trazer data, fórmulas de cortesia e de saudações e assinatura. O texto deve ter, no máximo, 800 palavras.

No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.

Este ano o concurso celebra uma importante marca, a 50a edição, ainda em meio a um cenário desafiante em que o mundo inteiro passa por uma adaptação e retomada gradual de parte das atividades quotidianas frente ainda à ameaça da pandemia da COVID-19 que se espalhou pelo mundo no início de 2020. O avanço das pesquisas cientificas à cerca do vírus, bem como, a produção de vacinas trazem uma nova perspectiva para 2021 e ainda para o futuro econômico, sanitário e social das nações.

Os Correios valorizam essa parceria estabelecida desde 1972, com o concurso tradicionalmente incluído no calendário escolar de diversas instituições de ensino, e se solidarizam com o esforço empenhado por gestores, professores, alunos e pais, como forma de superar as dificuldades que a pandemia tem ocasionado em todos os hábitos de vida no Brasil e no mundo.

Regulamento 2021
Anexo 1 – Formulário de Inscrição
Anexo 2 – Formulário de Redação
Contatos para as postagens das redações
Perguntas e Respostas Frequentes – FAQ

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar