Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Cinema Infantil de Vitória da Conquista

Conheça os filmes premiados pelo júri jovem da edição deste ano.

Após a exibição de 25 curtas-metragens vindos de várias partes do país, contemplando cerca de três mil crianças da rede municipal de ensino, com idade entre 5 e 12 anos, a 4ª Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista foi encerrada no dia 11 de outubro. A última sessão do evento trouxe para os alunos um elemento-surpresa: a exibição do curta-metragem Menino do Cinco, protagonizado pelo ator Thomas Oliveira, de 12 anos, presidente do júri infantil da edição deste ano.

Em seguida, Thomas e seis alunos de escolas municipais de Vitória da Conquista anunciaram os filmes premiados. Em terceiro lugar: A história dos meninos que andavam de noite, de Flávio Barone. Em segundo, Quadrinhos – guia prático, de Humberto Avelar. E em primeiro lugar: Joãozinho de carne e osso, dirigido por Paulo Vespúcio.

Já o melhor curta-metragem baiano, na opinião do júri, foi a animação O homem que cantou as aves do sertão, dirigida por Patrícia Moreira, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“É muito bom ver a qualidade dos filmes aqui apresentados”, disse ao público a curadora da Mostrinha, Marialva Monteiro, que pela terceira vez foi a responsável por selecionar os filmes que compuseram a programação. Marialva recomendou aos professores que conversem com seus alunos sobre o que acharam dos filmes a que assistiram. “É muito importante ouvir a opinião da criança”, explicou.

“A Mostrinha é um projeto muito querido, pelo qual temos muito carinho e afeto. Trabalhamos para possibilitar isso a vocês”, disse a coordenadora do evento, Raquel Costa.

Segundo a coordenadora do Programa Janela Indiscreta Cinevídeo Uesb, Milene Gusmão, as expectativas, para a próxima edição da Mostrinha, são de que o evento aumente seu alcance. “Concluímos com a esperança de fazer a próxima Mostrinha maior, com a participação de mais escolas e mais crianças”, afirmou.

Milene adiantou, inclusive, que, em 2014, a 5ª edição já será realizada em outro lugar: o Cine Madrigal, antigo cinema que havia sido desativado. O imóvel recentemente foi adquirido pela Prefeitura.

A Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista acontece desde outubro de 2010. O evento é realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cinevídeo Uesb, com a correalização da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar